Pages

quinta-feira, 21 de junho de 2018

CÁRMEN LÚCIA CRITICA ''DEMONIZAÇÃO'' DA POLÍTICA E EXCESSO DE SIGLAS PARTIDÁRIAS

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, junho 21, 2018   Sem Comentários

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, criticou a "demonização" da política em palestra nesta quinta-feira, 21, destacando a necessidade de o brasileiro agir com ética em seu cotidiano.


"Demonizar a política não faz com que nós não tenhamos o caos provavelmente em vários momentos", disse a ministra no 2ª Congresso de Direito Eleitoral de Brasília. Cármen também comentou sobre o número excessivo de partidos brasileiros e a falta de objetividade nos programas das siglas.

"Hoje vivemos um momento particularmente grave onde a maioria acha ruim tudo que aí está, desde a fila no açougue até o governo, e tem direito de achar. Mas ele fura a fila do açougue e acha que o secretário quando fura a fila da licitação tem de ser punido. É preciso que todos nós nos comprometamos com a ética", afirmou a presidente da Suprema Corte.

Segundo a ministra, o País, que vive uma crise, deve melhorar quando a população for comprometida com a ética e com a construção da democracia. "A política é necessária. Podemos ser contra servidor, agentes públicos, programas de governo e governantes, a democracia é a liberdade de opinar e de se contrapor, mas o que não podemos é ficar sem política", continuou a ministra.

Cármen ressaltou que o brasileiro deve se comprometer com as vias de participação política, e citou iniciativas populares, como a Lei da Ficha Limpa, "que muito contribuíram para o aperfeiçoamento das instituições democráticas".

Além de citar a necessidade de maior participação, Cármen falou do número - que chamou de excessivo - de partidos políticos como outra causa da crise representativa pela qual passa o Brasil. Fator que pode ser aperfeiçoado, na visão dela, a quantidade de siglas faz com que haja uma "atomização de ideias", fazendo com que o cidadão não se sinta representado de maneira firme por nenhum dos partidos. "O que é curioso", observou a ministra.

Uma das causas desse problema, segundo a presidente do STF, é a falta de programas partidários objetivos e claros em seus compromissos. "Quem tenha tido a oportunidade de ler os programas partidários vai ver que não tem muita diferença entre o que eles oferecem, quais são seus objetivos, seus principais compromissos", afirmou.

Cármen Lúcia citou o caso do Partido da Mulher Brasileira, que, na ocasião em que obteve o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não tinha nenhuma mulher na direção.

"Eu lembro aqui o Partido da Mulher Brasileira, que teve seu registro no período em que eu estava no TSE. Mas eu não vejo nenhum tipo de representação específica para lembrar esse partido, até porque na direção, pelo menos inicial, não tinha nenhuma mulher. É curioso que um partido que supostamente representaria a mulher não tenha uma mulher. Não que seja só de mulheres, mas se vai representá-las, é preciso que haja pelo menos a fala da mulher para saber porque ela precisa de partido, se é que precisa, com esse nome", disse Cármen, acentuando que a representatividade é necessária para que o nome não seja apenas retórica.

"E nem estou dizendo que seja isso que aconteça porque efetivamente não conheço o partido, estou apenas fazendo uma referência sobre algo que chama a atenção", completou a ministra.
Cármen concluiu retomando a necessidade de os brasileiros participarem concretamente da política, destacando a constante evolução do estado democrático. "Momento é grave, mas a democracia está posta. Temos de lutar para que a Constituição brasileira seja respeitada por todos nós, e que nós cobremos respeito continuamente", finalizou.ESTADÃO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee