Pages

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

SAÚDE NO CEARÁ;DESAFIO É HUMANIZAR ATENDIMENTO DO SUS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, janeiro 06, 2015   Sem Comentários


Ciro,''A população mais pobre já sofre toda a humilhação da vida e na hora da doença ainda é atendida com grosseria e desatenção"O grande desafio para a próxima gestão da saúde estadual é humanizar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará e fazer com que a rede, dotada de grande estrutura, funcione de verdade. 

As palavras são do ex-secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, ditas ontem, durante a posse do novo titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Antônio Carlile Holanda Lavor.

A solenidade de posse do novo secretário aconteceu na própria sede da Sesa, na Praia de Iracema, e contou com a presença de antigos titulares da pasta, como Arruda Bastos, Anastácio Queiroz, Ana Maria Cavalcante, João Ananias e outros.

Em seu discurso de despedida, o ex-secretário Ciro Gomes agradeceu o apoio dos colaboradores durante o tempo à frente da Secretaria e evidenciou o investimento da antiga gestão estadual, ressaltando que o Ceará, hoje, se aproxima de ter a melhor rede pública de saúde de todos os estados brasileiros.

"Não há exagero nisso, são números. A população per capita atendida pela rede de 25 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que estão funcionando, mais duas que estão prontas e mais o compromisso do governador Camilo Santana de abrir uma UPA em cada município com 50 mil habitantes ou mais que ainda não tenha. 

Além disso, temos a rede de Centro de Especialidades Odontológicas, que só o Ceará tem, e a rede de policlínicas, que será replicada pela União, já atendeu mais 1 milhão de pessoas com hora marcada e com exames especializados", destacou

Segundo o ex-secretário, o Ceará tem cerca de 86% de cobertura do Programa de Saúde da Família, fato atribuído por ele aos esforços das prefeituras municipais e à colaboração da administração estadual na construção e no fortalecimento de unidades de saúde por todo o Estado.

Atendimento

Apesar disso, Ciro Gomes disse, ainda, que o Governo do Estado reconhece a saúde como sendo um grave problema na concepção da população. "Não basta ter um mega hospital, essa rede tem que funcionar. Existem ainda vários lugares onde a produtividade é muito baixa", disse. Para ele, o desafio para o futuro é fazer com que a rede funcione de forma eficiente e com humanidade. "Eu saio impressionado, apesar de não ser a regra, com a desumanidade do atendimento da rede pública de saúde. A população mais pobre já sofre toda a humilhação da vida e na hora da doença ainda é atendida com grosseria e desatenção".
Concepção essa já compartilhada pelo novo titular da Sesa. "O maior desafio é fazer um SUS que atenda bem a população". Carlile Lavor disse, em suas expectativas, contar com a colaboração de todos da Secretaria e de todos os secretários municipais. "Saúde não se faz com pouca gente, tem que ter muita gente envolvida. 

Todos os municípios têm que trabalhar juntos, os hospitais, os centros de saúde, os profissionais, os políticos, os deputados estaduais, federais, só vamos conseguir se juntarmos todas essas pessoas".Renato Bezerra/DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee