Pages

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

GOVERNO CAMILO; SECA E SEGURANÇA SÃO AS PREOCUPAÇÕES MAIORES

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, janeiro 06, 2015   Sem Comentários


Além das áreas da Segurança e Saúde, que devem demandar mais atenção do governador Camilo Santana nos primeiros anos de gestão, o chefe do Poder Executivo do Ceará demonstra preocupação com a possibilidade de se ter mais um ano de estiagem no Ceará. 

O gestor deve anunciar amanhã, depois de reunião com o secretariado, “medidas duras” de contenção de despesas para garantir recursos para enfrentar emergências em caso de mais um ano de seca.

“Essa é uma grande preocupação, porque estamos há três anos com seca no Estado e podemos entrar no quarto ano. No Ceará, hoje em dia está difícil buscar água, pois a água está cada vez mais distante dos municípios”, disse o gestor, ressaltando que a questão da estiagem no Estado será uma de suas prioridades. 

“É a minha prioridade, por isso vou fazer contenção de despesa para que todas as preocupações imediatas desse momento sejam sanadas”, afirmou o governador, que visitou as dependências do Sistema Verdes Mares na manhã de ontem e concedeu entrevista ao CETV 1ª Edição, da TV Verdes Mares. Ele ressaltou, porém, que vai aguardar os prognósticos mais concretos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para que esta seja sua prioridade já no início do ano.

Camilo garantiu que, nos primeiros anos, vai diminuir despesas da máquina, inclusive com corte de pessoal terceirizado. Os recursos deverão ser direcionados às áreas da Saúde e Segurança Pública, ponderando que a gestão de Cid Gomes deixou dinheiro em caixa. “O Governo está organizado e enxuto, mas precisamos cortar umas gorduras que sempre existem”, declarou.

As medidas de contenção de despesas serão apresentadas amanhã, durante reunião com os secretários, para que eles possam fazer o planejamento estratégico de suas gestões para este ano. Camilo se comprometeu a retomar o chamado “Governo Itinerante”, iniciado por Cid Gomes, mas interrompido. Segundo destacou, o modelo será diferente do adotado por seu antecessor, mas terá intenção de aproximar população da gestão. 

Violência

Área mais criticada no Governo Cid Gomes, a Segurança Pública deve ser um dos temas mais abordados por Camilo durante o seu mandato, pois terá a obrigação de reduzir os índices de violência ainda altos no Estado. Em entrevista, ele afirmou que vai criar um comitê que possivelmente será presidido pela vice-governadora Izolda Cela, reunindo as áreas da Saúde, Educação e Esporte para integrar essas pastas, visando melhoria dos índices de violência na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e municípios do Interior. 

“Vamos criar o programa Abraça Ceará ou Ceará Pacífico e vamos ter que fazer adequação conjunta com o Governo com vários braços para chegar lá, colocar uma ação de saúde, assistência social e esporte. O secretário de Segurança compreende que o problema da segurança não é só Polícia”, disse.

Santana quer reunir em um grupo Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Tribunal de Justiça para discutir melhorias para a área. “Sabemos que a Segurança é de responsabilidade do Estado, mas não é só do Estado. Esse pacto tem que ser feito”, alega. 

Para a Saúde, além de ampliar equipamentos criados no Governo Cid Gomes, ele pretende qualificar o atendimento. Para Camilo, é preciso pensar em reformas no modelo de saúde vigente não somente no Estado, mas em todo o País. O objetivo é otimizar recursos e trabalhar com foco em metas e resultados, além de propor um pacto entre Estado e municípios cearenses estabelecendo metas, como foi feito na área da Educação. 

Camilo Santana também defendeu uma nova forma de sub-financiamento da saúde para melhorar a situação atual da rede. Segundo ressaltou, os recursos para a área não são suficientes. O Hospital do Cariri, explicou o gestor, custou aos cofres públicos R$ 110 milhões e necessita atualmente de R$ 100 milhões por ano apenas para a sua manutenção. 

“Eu defendo que o dinheiro não vá para o Governo Federal, mas para os estados e municípios. O problema não é construir mais equipamentos, é manter. O Governo não está repassando direito”, reclamou.

Diálogo

Ainda nesta semana, o governador se comprometeu a conversar com todos os 46 deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura, podendo começar as conversações com o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (PROS). Ele disse estar aberto a conversar, inclusive com opositores, desde que eles estejam dispostos ao diálogo. 

“O Governo tem que estar aberto a ouvir e dialogar com todos, porque eu não sou governador de oposição ou situação. Eu vou começar a receber todos os deputados esta semana. Quem não quiser ir fica a critério”, afirmou.

Dos gestores do primeiro escalão, ainda não foram empossados o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, senador Inácio Arruda, e a deputada Mirian Sobreira, que assume a Secretaria de Política sobre Drogas. Inácio terminará o mandato no Senado, que se encerra em 31 de janeiro, e será empossado no dia 2 de fevereiro. 

Já Mirian Sobreira (PROS) depende da aprovação da reforma administrativa, que será enviada por Camilo Santana à Assembleia Legislativa, já que a secretaria que ela vai assumir tem hoje o status de coordenadoria e deve passar por mudanças.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee