Pages

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

IMPRENSA INTERNACIONAL DESTACA O ADIAMENTO DA VIAGEM DE DILMA ,''RAIVA'',CONVENIÊNCIA POLITICA''OU ''SOLUÇÃO DIPLOMATICA''

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 18, 2013   Sem Comentários

                              
A imprensa internacional destacou nesta terça-feira o adiamento da visita que seria feita no próximo mês pela presidente Dilma Roussef aos EUA.
O anúncio foi considerado tanto "uma solução diplomática de Dilma para dar um não" a Barack Obama quanto uma resposta para dar conta da "raiva" sentida após denúncias de espionagem do governo americano. O adiamento também foi visto como uma oportunidade para o fortalecimento da popularidade de Dilma nas eleições do ano que vem.

Segundo o jornal americano “Washington Post“ , "Obama tentou acalmar a líder de centro-esquerda sobre as divulgações em uma conversa por telefone de 20 minutos". As explicações, no entanto, não foram consideradas suficientes. O jornal diz que a presidente foi pressionada por militantes mais à esquerda do PT para ficar no país.

"O cancelamento da viagem de Dilma a Washington é visto como politicamente conveniente, em parte porque a tecnocrata de 65 anos enfrenta uma campanha de reeleição difícil no próximo ano. A atitude renderá dividendos em uma região em que houve irritação quando os documentos (vazados por Edward Snowden) foram tornados públicos primeiramente pelo jornal O Globo, em julho", diz o jornal .
O "Washington Post" destaca ainda que a decisão do Brasil de recusar o convite da Casa Branca será, no curto prazo, prejudicial ao país. O texto afirma que a economia brasileira passa por dificuldades e que haveria a necessidade de o país buscar investimentos americanos, além de tentar uma maior abertura para os produtos nacionais.

Presidente agiu com raiva

Já o "New York Times" diz que a "presidente do Brasil adiou sua visita de Estado aos EUA planejada para o próximo mês por causa da raiva provocada pela interceptação da Agência Nacional de Segurança (NSA) das comunicações privadas" de Dilma.

"A presidente Dilma Rousseff havia programado sua chegada em Washington para o dia 23 de outubro. Seria a primeira visita de Estado do segundo mandato de Obama. Mas ela ficou irritada com as revelações da espionagem nas últimas semanas".

O site americano Huffington Post brincou em uma chamada de sua página de assuntos internacionais: "Adivinha quem não vem para o jantar?", é a pergunta destacada acima de uma grande foto em que Dilma aperta a mão de Obama.

Para o "El Pais", a atitude de Dilma foi uma solução diplomática encontrada para o governo brasileiro dar um "não" a Obama. Segundo o jornal espanhol, a decisão já havia sido tomada desde as primeiras notícias sobre o monitoramento da vida pessoal da presidente.

A reportagem diz ainda que a visita oficial aos Estados Unidos seria a primeira de um presidente petista, e lembra que a última foi realizada há 20 anos, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Nem o "carismático Lula da Silva, em seus oito anos de mandato, fez uma visita oficial aos Estados Unidos".

"Conforme relatado por um membro do Governo a este jornal, o medo era que a presidente Dilma Rousseff, durante a visita a Washington, pudesse ser surpreendida por novas revelações sobre a espionagem, o que causaria um constrangimento", diz o veículo, que ressalta o fato de que estava marcado um jantar de gala na Casa Branca.

‘Dilma esnoba Obama’

Já o jornal britânico “The Guardian” diz que a presidente Dilma esnobou Barack Obama:

“A presidente brasileira Dilma Rousseff esnobou Barack Obama nesta terça-feira ao adiar uma visita oficial a Washington. A atitude ocorreu em protesto contra as atividades de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA”.

O veículo destaca que Dilma havia sido o único líder de outro país a ser convidado este ano para uma visita de Estado e um jantar de gala na Casa Branca.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee