Pages

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CID GOMES DIZ QUE DECISÃO DO PSB DE SAIR DO GOVERNO FOI TOMADA ''COM FIGADO''

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, setembro 19, 2013   Sem Comentários

                                    
Governador do Ceará sinaliza com a hipótese de migração de seu grupo político para o PROS, partido de apoio a Dilma Rousseff.
Único dirigente da cúpula do PSB a discordar da entrega de cargos do partido no governo federal, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), disse na manhã desta quinta-feira considerar que a medida foi tomada "com o fígado" e sinalizou com a hipótese de seu grupo político migrar para o PROS, partido em vias de criação que reunirá apoiadores da candidatura de Dilma Rousseff (PT) em 2014.

— Me deparo se devo fazer política com razão ou com a emoção. Eu estava enxergando ali, naquela hora, política com fígado, que não é recomendado. Aquela reunião refletiu muito fígado, muita mágoa, muita queixa e um momento pontual do partido — disse Gomes, em referência ao encontro da Executiva Nacional do PSB na quarta-feira, em Brasília, que sacramentou a entrega de cargos no governo federal.

Oobjetivo da medida foi dar mais autonomia ao plano do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de se candidatar à Presidência no próximo ano.

Mesmo dizendo que "um partido que não tenha projeto nacional é um partido doente" e que não seja contra a candidatura do pernambucano ao governo federal ("ele tem todas as qualidades para ser um grande presidente", disse), o governador do Ceará disse ainda achar que a melhor opção era ter mantido a aliança com o PT para 2014.

— Defendo hoje a mesma coisa que o PSB defendeu em 2010. A gente deveria conservar o nosso esforço na preservação, que não vai ser fácil, de nosso espaço nos estados. E ampliar, a partir de entendimentos majoritários, nossa participação no parlamento. Muita gente confunde isso com hostilidade ao Eduardo Campos, não é — afirmou, durante encontro empresarial promovido pelo jornal “Estado de S. Paulo”.

Gomes disse ter recebido de aliados a sinalização de que desejam migrar para o PROS, partido que está em fase avançada de aprovação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo afirmando não cogitar, neste momento, sair do PSB, disse que este é um "momento de reflexão" e que vai aguardar "o desdobramento da decisão" de saída do governo federal para "conversar com outras pessoas".

— Eu fui procurado por algumas pessoas, no meu estado, alguns deputados e parlamentares, que estão desconfortáveis no partido em que se encontram e desejam mudar. Para que possam mudar sem o risco de ter recurso, ter perda de mandato, o que a legislação recomenda é que vá para um partido novo. A gente precisa ver primeiro se esses partidos vão ser formados — disse.

Gomes lembrou que enquanto o PROS será um partido pró-Dilma, o Solidariedade será pró-Aécio e o Sustentabilidade, pró-Marina.

— Isso será levado em conta. Os deputados Ceará que têm mais afinidade com a Dilma, e são os meus amigos, o caminho mais recomendado é o PROS — completou.

O político cearense lembrou que a decisão de entrega dos cargos do PSB no governo federal não se estende às alianças regionais do partido. E disse também esperar que o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, um de seus principais aliados no governo federal, também entregue o cargo.

— Eu acato decisões do partido. Eu não tenho cargo no governo federal. Mas defendo obviamente que o ministro Leônidas entregue o cargo também — afirmou.

O governador do Ceará voltou a criticar os termos da aliança nacional entre PT e PMDB, apesar de considerar que "nenhum Executivo consegue governar sem ter uma base legislativa" e que "a complexidade do modelo requer algum pragmatismo nessa relação".

— (Mesmo) reconhecendo os avanços (do governo Lula/Dilma), a gente tem críticas. Essa coalizão entre PT e PMDB é uma coalização que nivelou por baixo. Tornou a política um espaço de poder pelo poder, e não o poder pela causa, por procurar uma mudança de vida para melhor da população — disse.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee