Pages

terça-feira, 4 de junho de 2013

MUNICIPALISTAS CEARENSES NA EXPECTATIVA DA VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Por .   Postado  terça-feira, junho 04, 2013   Sem Comentários

Emancipalista do Ceará acompanham a votação da proposta que pode permitir a criação de novos municípios. Foto: reprodução da internet
Depois de 17 anos de espera, inúmeros distritos brasileiros poderão iniciar o processo de emancipação caso seja aprovado nesta terça-feira (04/06), na Câmara Federal, o projeto de Lei Complementar (PLP) 416/08. 

A propositura, primeira pauta no plenário federal, estabelece regras para a criação, fusão e desmembramento de municípios. O PLP já foi aprovado pelo Senado Federal.

Agora vai?

Adiado por duas semanas, dessa vez deve ser votado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 416/08, que estabelece regras para a criação, a fusão e o desmembramento de municípios. A votação do projeto estava inicialmente prevista para o último dia 14, mas a análise da matéria foi suspensa devido à votação da MP dos Portos (595/12). 

Como regulamenta a Constituição, um projeto de lei complementar precisa ser aprovado por mais da metade dos deputados, com no mínimo 257 votos.

Ceará

De acordo com o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa do Ceará, Luiz Carlos Mourão, o Estado tem 30 áreas que se enquadram nos pré-requisitos da lei. 

“Das 57 áreas que pleitearam a emancipação, 30 se enquadraram nos estudos realizados pelo IBGE, Ipece, Secretaria da Fazenda, TRE e Tesouro Nacional”, explicou.

Estudos

Nos estudos são verificadas questões geográficas, econômicas e sociais. Entre as exigências para criação de um novo município estão: condições econômicas que garantam a subsistência do município, plebiscito com a população envolvida, que deve ter mais de 8.500 habitantes (para cidade no Nordeste).

E depois

No caso do PLP ser aprovada, a emenda segue para ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff e, em seguida, os estados que já têm uma lei específica – como é o caso do Ceará – vão fazer a adequação da lei e solicitar a realização dos plebiscitos nas localidades para checar a vontade da população. 

“Os plebiscitos que aprovarem a emancipação aguardam então as eleições municipais para escolher seus representantes”, explica Mourão.
Com informações das Agências Câmara e AL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee