Pages

sexta-feira, 7 de junho de 2013

ENTIDADE LAMENTA A PROVAÇÃO DA "BOLSA ESTRUPO"

Por .   Postado  sexta-feira, junho 07, 2013   Sem Comentários


A aprovação do Estatuto do Nascituro em uma comissão da Câmara na quarta-feira gerou reação de entidades que lutam pelo direito das mulheres. 

O projeto prevê o pagamento de uma bolsa às mulheres vítimas de estupro que optarem por não fazer o aborto permitido por lei. 

A proposta ficou conhecida como “bolsa estupro”. O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher manifestou a parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, que aprovou o projeto, seu posicionamento pela rejeição do Estatuto do Nascituro.

“O Estatuto do Nascituro viola os direitos das mulheres e descumpre preceitos constitucionais de previsão e indicação de fonte orçamentária, objeto de discussão naquela Comissão. É lamentável que as mulheres sejam, mais uma vez, vítimas da legitimação da violência perpetrada contra elas. 

O projeto dificulta o acesso das mulheres aos serviços de aborto previsto em lei, nos casos de risco de vida à gestante, estupro e gravidez de feto anencéfalo”.

Na nota, a entidade diz que o projeto é um retrocesso no que se refere ao direito das mulheres e que continuará seu trabalho de informação e de esclarecimento junto a parlamentares e à sociedade.

Uma petição online foi criada e, até as 16h desta quinta-feira, contava com quase 50 mil assinaturas contra o Estatuto do Nascituro.

“O objetivo deste projeto é atribuir direitos fundamentais ao embrião, mesmo que ainda não esteja em gestação, dando-lhe o mesmo status jurídico e moral de pessoas nascidas e vivas. 

Ou seja, o embrião terá mais direitos que a mulher, mesmo quando for resultado de estupro”, diz o texto da petição que está no site Avaaz.

Ainda de acordo com o texto, o projeto viola diretamente os Direitos Humanos e reprodutivos das mulheres, a Constituição Federal e a lei penal vigente.

“Hoje, a lei não pune o aborto realizado em casos de risco de vida e de estupro. O Estatuto do Nascituro ignora a relação de causa e efeito entre a ilegalidade do aborto, os altos índices de abortos inseguros, e as altas taxas de morbidade e mortalidade materna no Brasil, e põe em risco a saúde física e mental e até mesmo a vida das mulheres”, afirma outro trecho do texto.o globo



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee