Pages

quarta-feira, 26 de junho de 2013

CID GOMES QUER PROPOR PLEBISCITOS PARA ATENDER MANIFESTAÇÕES DE RUA

Por .   Postado  quarta-feira, junho 26, 2013   Sem Comentários


O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que vai propor referendos e plebiscitos para definir as pautas reivindicadas nos protestos de rua no âmbito estadual. As datas e pautas do plebiscito ainda não foram definidas.
 

"Aproveitando a data que ficar definido um plebiscito nacional, eu vou pedir aqui o apoio da Assembleia para propor plebiscitos e referendos em questões estaduais e vou estimular também que os municípios façam o mesmo em questões municipais", afirmou o governador.

Cid Gomes afirmou em entrevista ao G1 que defende criar grupos de trabalho para ampliar a interlocução com lideranças e integrantes dos movimentos que promovem manifestações no estado para definir um conjunto de metas.

 Segundo Cid, as metas serão estabelecidas procurando envolver os municípios em cada uma dessas áreas mencionadas pela presidente Dilma, durante pronunciamento na segunda-feira (24). "Eu vou fazer aqui tudo aquilo que sugeri ao Governo Federal nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte coletivo", disse o governador.

Durante reunião realizada nesta segunda-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, com 27 governadores e 26 prefeitos de capitais convidados, a presidente Dilma Rousseff propôs a adoção de cinco pactos nacionais: por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte e educação.

 A reunião com governadores e prefeitos foi convocada como forma de resposta à série de manifestações que levaram milhares às ruas em protesto contra aspectos da conjuntura política, econômica e a qualidade dos serviços públicos.

Para o governador, as manifestações que estão ocorrendo no país fazem parte da democracia e a polícia, como "guardiã da sociedade" tem o dever de preservá-la, de dar segurança, tranquilidade e "acolher esses movimentos". "O limite disso é a depredação do patrimônio público e do patrimônio privado", disse.

Cid Gomes disse que encaminhou à presidente Dilma Rousseff sugestões e reivindicações. " Eu sugeri a ela que criasse grupos de trabalho para cada uma dessas ações e sugeri a ela que lançasse mão, ao máximo, os recursos de democracia direta, que são os plebiscitos e referendos e é isso que vou propor aqui [no Ceará]".

O governador se diz a favor de destinar 100% dos royalties da exploração do petróleo para a educação. "Mas penso que reservar alguma coisa para a saúde não seja algo de todo descartável". Sobre a importação de médicos, proposto pela presidente Dilma Rousseff, Cid Gomes diz não ver nenhum problema em trazer profissionais de outros países para atuar em localidades com carência de médicos.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee