Pages

terça-feira, 12 de março de 2013

COMBATE A DOENÇA DE CHAGAS EM IPU

Por .   Postado  terça-feira, março 12, 2013   Sem Comentários

                                 Pulverização no combate a Doença de Chagas em Ipu


Está acontecendo desde o dia 06/03/2013 nas dependências do Posto de Endemias de Ipu, uma capacitação dos servidores que trabalham no combate aos Triatomíneos (Barbeiro) que são transmissores do  Trypanosoma Cruzi, responsável pela doença de CHAGAS. Segundo a Coordenadora de Endemias de Ipu, Sra. Rosana Carla de Melo Lima Soares o curso de capacitação está envolvendo os profissionais dos municípios de Reriutaba, Varjota e Pires Ferreira. 

O curso está sendo ministrado por uma equipe de profissionais do Governo do Estado do Ceará, além das técnicas básicas, os alunos estão aprendendo a manusear e fazer manutenção nos equipamentos de pulverização costais e técnicas com simulados no uso da borrifação (treinamento com painel).

 A DOENÇA DE CHAGAS

Os triatomíneos, popularmente conhecidos como barbeiro, bicudo, chupança, furão, dentre outros, são os vetores da doença de Chagas. São pertencentes à Ordem Hemiptera por apresentarem o primeiro par de asas com uma parte membranosa e outra parte dura, coriácea. Todos os hemípteros também possuem um aparelho bucal do tipo “picador-sugador”, que pode ser utilizado para sugar seiva de plantas (hemípteros fitófagos), para sugar outros insetos (hemípteros predadores ou entomófagos) ou para sugar sangue (hemípteros hematófagos, os triatomíneos). 

A diferenciação entre esses 3 tipos de hemípteros se faz justamente pelo formato e comprimento do aparelho bucal. Atualmente existem cerca de 123 diferentes espécies de triatomíneos conhecidas, subdivididas em 14 gêneros. Desses 14 gêneros, 3 são considerados como mais importantes: PanstrongylusRhodnius e Triatoma, que podem ser diferenciados entre si através da observação do local onde as antenas se inserem.SAITE DA PMI

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee