Pages

domingo, 1 de fevereiro de 2026

IVO GOMES DETONA CAMILO SANTANA ; "CAMILO SANTANA QUE DESTRUIR CID GOMES"

Por ipuemfoco   Postado  domingo, fevereiro 01, 2026   Sem Comentários

 


A relação entre o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o senador Cid Gomes

(PSB) vive um processo de erosão pública desde 2023. 


O que começou como um descontentamento silencioso na montagem do secretariado de Elmano de Freitas (PT), onde aliados de Cid, como Quintino Faria, perderam espaço precocemente, evoluiu para um cenário de clara hegemonia camilista.


O ápice dessa interferência ocorreu em janeiro de 2025, com a nomeação de Chagas Vieira para a Casa Civil. Atuando como o “gerente do governo”, Chagas passou a ocupar um protagonismo nas redes sociais que, muitas vezes, ofuscou a figura do próprio governador Elmano. Recentemente, Chagas reafirmou que “conversa com o ministro (Camilo) todos os dias”.

A tensão também transbordou para o Legislativo. Na eleição para o comando da Assembleia, em janeiro de 2025, Cid chegou a ameaçar o rompimento ao saber da indicação de Fernando Santana (PT) para presidir a Casa.


A pretensão de Camilo em ter um petista e seu “compadre” no comando do Legislativo foi frustrada pela forte ameaça de Cid, e a escolha caiu sobre Romeu Aldigueri (PSB). O pano de fundo dessa insatisfação era o aumento claro de ocupação de espaços estratégicos pelo PT na política cearense. Cid já vinha criticando abertamente, inclusive, a “canibalização” de prefeitos aliados pelo Partido dos Trabalhadores.


Há pouco, o tom subiu de vez. Em janeiro de 2026, Ivo Gomes foi contundente ao afirmar que “Camilo quer destruir Cid”. O senador, por sua vez, isolou sua lealdade apenas a Elmano e disparou contra a saída de Camilo do Ministério da Educação: para Cid, Camilo deixou de ser uma “sombra” para se tornar um “fantasma” que assombra a autonomia da gestão estadual.


Retorno

As declarações fortes de Ivo ocorreram no momento em que o político voltou à cena política, após um hiato sem aparições públicas depois de deixar o comando da Prefeitura de Sobral.
O pessebista, na ocasião, também afirmou que o ex-governador do Ceará atualmente “não faz outra coisa a não ser conspirar” contra o seu irmão.


“O Cid elegeu o Camilo governador e depois trabalhou pela reeleição dele. E agora o Camilo não faz outra coisa a não ser conspirar contra o Cid. Não acho certo isso”, afirmou.

“Antes do Cid fazer do Camilo o que ele é, o Camilo tinha sido derrotado para a Prefeitura de Barbalha, terra dele”, relembrou.

Conspiração

O ex-prefeito de Sobral relembrou que Cid, quando foi governador, nomeou o petista para chefiar a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e também para a pasta das Cidades.

“O Cid nomeou ele secretário. Não era nada. Eu nunca tinha ouvido falar do Camilo na minha vida. Mas ele conhecia o Camilo por causa do Eudoro Santana, que era o pai e que tinha trabalhado com ele na Assembleia”, contou.

Ao afirmar que o ex-governador “conspira” contra o senador, Ivo pontuou que seu irmão “não fez nada” para receber esse tratamento.

Ivo afirmou que, por “intuição política”, sente que o ministro quer voltar a ser governador do Ceará. A afirmação ocorreu após ser questionado sobre a possibilidade da candidatura de Ciro e a fragilidade do nome do governador Elmano para tentar a reeleição. O OTIMISTA


RP: ACOMPANHE TODOS OS DETALHES NA RÁDIO ALHANO WEB COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, A PARTIR DO MEIO DIA. NÃO PERCA!!!

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 Ipu em Foco - Radialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee