O governo de Elmano de Freitas (PT) enfrenta um período de
turbulência, mas o maior desafio não vem das ruas; vem de dentro do próprio grupo.A gestão tateia no escuro, sem identidade própria, e essa falta de direção administrativa acaba comprometendo o projeto de reeleição do governador, com a articulação de Camilo Santana (PT) ameaçando minar suas pretensões.
A ausência de uma “digital” administrativa, o agravamento das crises na Segurança Pública e na Saúde e denúncias de corrupção criaram o vácuo necessário para uma manobra de salvamento que isola Elmano no Palácio da Abolição. Enquanto o governador enfrenta a sensação de insegurança e o avanço das facções, o debate político já não se concentra em sua recuperação, mas sim na inevitável volta de Camilo à disputa eleitoral.
O anúncio de que Camilo deixará o Ministério da Educação (MEC) dentro do prazo rigoroso de desincompatibilização representa um golpe de misericórdia às pretensões de Elmano para 2026. Nos bastidores, a leitura é clara: Camilo não retorna para ser apenas cabo eleitoral, mas para assumir a cabeça de chapa, num movimento de clara traição ao até então parceiro petista.
“Camilo repete insistentemente que deixará o MEC para ‘ajudar’ Elmano e Lula. Ora, se fosse apenas para apoio político, poderia permanecer no ministério até maio ou junho. Essa pressa em voltar ao Ceará agora é típica de quem assume a candidatura ao Governo, destruindo o projeto de reeleição de Elmano”, analisou uma fonte anônima. O Otimista entrou em contato com o deputado federal José Guimarães (PT) para comentar o atual cenário, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Café frio
Ao antecipar seu retorno, Camilo não apenas evidencia a fragilidade da gestão atual, mas também articula sua própria candidatura, deixando Elmano em posição de figurante no próprio governo. Pesquisas recentes, que mostraram a força eleitoral de Ciro Gomes (PSDB) frente aos possíveis números de Elmano, são usadas por aliados de Camilo como justificativa para a nova candidatura.
Ao mesmo tempo, aliados históricos de Elmano dentro do PT destacam que a “falta de luz própria” do governador e as interferências do grupo mais próximo a Camilo podem ter sido decisivas para o atual clima de inquietação em seu governo.
Fontes da articulação política do Governo Lula, ouvidas por O Otimista em Brasília, indicam que as movimentações evoluem para a saída de Camilo do MEC com o objetivo claro de concorrer mais uma vez ao Governo do Ceará, afastando, assim, a possibilidade de Elmano disputar a reeleição.
Em outra ocasião, o senador Cid Gomes (PSB) já havia alertado para a possibilidade de o ministro da Educação deixar o comando da pasta. “Se ele sair, isso é terrível para o Elmano. Camilo continua sendo uma sombra para Elmano. Mas, se deixar o ministério, essa sombra deixa de existir e se transforma em um fantasma”, afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.
Ciro Gomes
A movimentação de Camilo ocorre em meio ao crescimento de Ciro, pré-candidato ao Governo do Ceará nas eleições de 2026, nas pesquisas eleitorais. A avaliação nos bastidores políticos é que o ministro da Educação seria um nome mais competitivo para enfrentar o tucano. Dessa forma, Camilo entra em campo, traindo Elmano ao minar sua tentativa de reeleição.
O último levantamento, realizado pelo instituto Paraná Pesquisas, aponta que, de acordo com o critério adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para apuração dos votos, Ciro teria condições de vencer a eleição já no primeiro turno, alcançando 50,07% dos votos válidos.
No principal cenário de primeiro turno, testado contra o governador Elmano, o tucano lidera com 44,8% das intenções de voto, enquanto o petista registra 34,2%. Os demais candidatos apresentam percentuais inferiores: Eduardo Girão (Novo), 7,9%, e Professor Jair Pereira (Psol), 1,6%. Brancos, nulos e indecisos somam 11,6%. das respostas. Já na sondagem de voto espontâneo, Ciro alcança 15%, o petista, 12,3%, Girão, 0,9%, e Jair, 0,1%.das respostas. Já na sondagem de voto espontâneo, Ciro alcança 15%, o petista, 12,3%, Girão, 0,9%, e Jair, 0,1%. O OTIMISTA
RP: ACOMPANHE TODOS OS DETALHES NA RÁDIO ALHANO WEB COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, A PARTIR DO MEIO DIA. NÃO PERCA!!!


0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.