Pages

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CONSÓRCIO DE SAÚDE; SECRETÁRIO E PREFEITOS PERTO DE UM ACORDO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 09, 2020   Sem Comentários


Já estão perto de virar novela as divergências entre os prefeitos e a Secretaria de Saúde do Estado a respeito da
seleção pública para os cargos de comando dos chamados consórcios de Saúde. 

Hoje, às 17h, deve haver uma reunião conclusiva entre os prefeitos presidentes dos consórcios e a resolução deve ser a seguinte: os prefeitos ficarão com o direito de indicar o diretor geral do consórcio e os outros dois cargos (financeiro e jurídico) devem ser escolhidos por seleção, como quer o secretário Dr. Cabeto. 

A primeira providência para um acordo com os prefeitos já havia sido tomada: a suspensão das inscrições para a seleção. O site da Escola de Saúde Pública, ontem, já não permitia acesso à página para se cadastrar no certame. 

Ao que parece, e o que dizem as fontes desta coluna, as partes chegaram a um acordo em relação ao ponto de discórdia que perdurava desde o ano passado. A conferir.

Querela
Diante de um grande plano de reestruturação do sistema de Saúde no Estado, parecia uma querela pequena essa da seleção dos cargos nos consórcios de Saúde. 

O que há de grande desafio nos consórcios para os municípios e o próprio Estado é algo bem maior e esta coluna também já abordou: a ausência de prestação de contas detalhadas, a fiscalização da aplicação dos recursos públicos e dos serviços e a boa distribuição das consultas e vagas de forma equilibrada entre os integrantes dos consórcios para chegar com qualidade à população.

Gestão e compartilhamento

É preciso também, em meio à polêmica, reconhecer que os consórcios são instrumentos importantes para descentralizar serviços e compartilhar a gestão dos recursos públicos entre Estado e municípios. 

Além do mais, há problemas em alguns consórcios, mas é preciso lembrar que outros têm contas 'no azul' e boa gestão, como os da região de Sobral e do Vale do Curu.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee