Pages

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

OS SEM FORO; O TEMOR DOS POLÍTICOS NÃO ELEITOS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, janeiro 09, 2019   Sem Comentários

O deputado federal Lúcio Vieira Lima, do MDB baiano, passou quase uma década sem fazer um check-up, desses
que vasculham “da unha encravada ao fio de cabelo branco”, como ele diz. 

No ano passado, o médico o aconselhou fazer um novo, sem falta, até dezembro. Lima, de 56 anos, agendou, por seu plano particular, tudo que precisava: colonoscopia, exames de sangue e de imagem, e até mamografia. “Sou adepto do outubro rosa e do novembro azul, sem discriminação”, afirmou, referindo-se aos meses das campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e o de próstata.

Os resultados do check-up de Lima não foram animadores. A diabete, que apareceu “de repente”, apresentou níveis preocupantes. Cerca de 25% de uma carótida está com entupimento. Também foram constatadas esofagite e úlcera. Tudo decorrente da má alimentação e do estresse de alguém que passou muito tempo na estrada, em busca de novos eleitores.

Na última campanha eleitoral, porém, a busca foi em vão. O baiano obteve só 55 743 votos, número insuficiente para que pudesse voltar à Câmara dos Deputados. “O povo me aposentou”, disse ele, que vai se dedicar agora às suas fazendas de gado e cacau.

Ao deixar a vida pública, Lima perde, além do salário de 33 700 reais, o privilégio do foro no Supremo Tribunal Federal – e passará a ser julgado pela primeira instância. Ele é alvo de cinco inquéritos no STF. 

Num dos processos é investigado, junto com os senadores Romero Jucá, Eunício Oliveira, Renan Calheiros, todos do MDB, e o deputado Rodrigo Maia (DEM), pela acusação de receber propinas da Odebrecht. Lima teria embolsado 1 milhão de reais, conforme a acusação. Ele nega. Os senadores Jucá e Oliveira também perderão o foro privilegiado, ao passo que Calheiros e Maia seguirão protegidos – o primeiro foi reeleito para o Senado, o segundo para a Câmara.
(Flávia Tavares foi repórter e editora na revista Época e repórter no jornal O Estado de S. Paulo)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee