Pages

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

GOVERNO PODE ABRIR CAMINHO PARA QUER UNIVERSIDADES PASSEM A COBRAR MENSALIDADE

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 28, 2019   Sem Comentários

O Ministério da Educação estuda mudar a forma como as universidades e institutos federais se mantêm.
As propostas mais avançadas são aquelas que incentivam a busca por fontes alternativas de financiamento – a ideia é impulsionar a arrecadação própria e diminuir o papel dos recursos do governo federal.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, fontes do MEC acreditam que mostrar o potencial de arrecadação e dar mais autonomia para o uso desse recurso seria uma forma interessante de convencer a sociedade sobre a cobrança de mensalidades.

Durante a campanha, a equipe do agora presidente Jair Bolsonaro (PSL) defendia a cobrança de mensalidade nas universidades federais para alunos de maior renda. Em 2017, o Banco Mundial sugeriu, em um documento, que o Brasil acabasse com a gratuidade do ensino superior.

Alterações como a proposta de mudar a regra para uso de recursos próprios têm de passar pelo Congresso. De acordo com o Estadão, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) enxerga como positiva a mudança do uso da arrecadação própria, mas teme que a alteração possa resultar em um novo enxugamento de recursos da União para as universidades.EXAME

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee