Pages

domingo, 25 de fevereiro de 2018

UM POVO ÓRFÃO EM BUSCA DE UM CANDIDATO

Por ipuemfoco   Postado  domingo, fevereiro 25, 2018   Sem Comentários


Acompanho de perto as eleições nacionais desde 1989, quando, depois de alguma mobilização e muita negociação, os brasileiros puderam voltar às urnas para escolher seu mandatário. 

Foram sete disputas, quatro presidentes eleitos, dois deles afastados por processos de impeachment. Agora, chegado o ano da oitava eleição presidencial pós-redemocratização, protagoniza o xadrez eleitoral um ex-presidente, tão amado quanto odiado, condenado por crime comum de corrupção, que se esperneia para ser tratado como perseguido político.

Trata-se de Luiz Inácio Lula da Silva. Nas disputas anteriores ele efetivamente foi ator principal. Agora, porém, o que se tem é um falso protagonismo. Tão falso quanto a narrativa de que Lula no banco dos réus seja sinônimo de democracia colocada em risco. 

Coloca em risco a democracia quem atenta contra legítimas decisões judiciais — ainda que nosso Judiciário não seja nenhum exemplo de correção. Coloca em risco a democracia quem ameaça fisicamente aqueles que ousam discordar de seus preceitos e chegam a propor atos de violência e de desobediência civil diante de sentenças proferidas por tribunais superiores que não sejam de seu agrado. 

Mas, é assim a democracia sugerida por grupos que ainda mantém o poder no PT de 2018: tudo aquilo que me agrada é democrático. O que não está no meu cardápio é golpe, resquício autoritário ou subserviência ao imperialismo ianque.

O pretenso protagonismo eleitoral de Lula nesse início de ano é falso porque o ex-presidente é apenas um espectro do líder sindical que empunhando a bandeira da ética e da inclusão social atraía multidões. 

Os índices de intenção de voto que lhe são atribuídos nessas primeiras pesquisas são recall de cinco campanhas e de um governo populista que por algum tempo melhorou a vida dos mais carentes. 

O que as pesquisas ainda não captaram é que vivemos um momento de sinais trocados. Nas sete eleições passadas, há nove meses do pleito, o que se constatava eram candidatos em busca de eleitores.

Programas de governo eram debatidos, promessas muitas vezes absurdas eram ecoadas e marqueteiros ganhavam espaço e fortunas transformando políticos em objetos de consumo imediato. Hoje o que se observa nas ruas são eleitores em busca de um candidato. 

Os brasileiros não estão interessados na polarização artificial armada por Lulistas e Bolsonaristas. Buscam um candidato que represente a efetiva retomada do emprego e da renda. Que tenha a experiência e a capacidade de aglutinar o País em busca de uma inclusão que venha pela educação e não apenas pelo consumo. 

Enfim, temos um País à procura de um candidato a presidente. Os que até agora se colocaram em campo parecem não ter entendido o recado que vem das ruas desde as manifestações de 2013.MÁRIO SIMAS FILHO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee