Pages

sábado, 16 de setembro de 2017

ELETROBRAS VAI ASSUMIR PREJUÍZOS PARA VENDER DISTRIBUIDORAS DO NORTE E NORDESTE

Por ipuemfoco   Postado  sábado, setembro 16, 2017   Sem Comentários


A Eletrobras não conseguirá levantar recursos com a pretendida venda de suas seis distribuidoras de eletricidade que atuam no Norte e Nordeste, como também deverá

assumir prejuízos para viabilizar a privatização dessas controladas, disse à Reuters uma fonte do governo com conhecimento do assunto.

Devido à precária situação financeira das empresas, que são fortemente deficitárias, o governo deve até mesmo desistir da ideia de arrecadar recursos para o Tesouro com a cobrança de um bônus de outorga na privatização dos ativos, acrescentou a fonte.

O Ministério de Minas e Energia pretende seguir recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de realizar leilões dessas concessões de distribuição em um modelo em que ganhará a disputa o investidor que aceitar assumir a empresa com o menor aumento de tarifas.

"Todas serão vendidas nesse modelo...o processo de venda vai ser feito por quem oferecer a menor reposição tarifária", disse a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

O governo anunciou em agosto que pretende desestatizar a holding Eletrobras até o fim do primeiro semestre de 2018, mas as distribuidoras devem ser vendidas em separado ainda neste ano.

A Aneel tem avaliado a possibilidade de autorizar aumentos de cerca de 10 por cento na tarifa das distribuidoras da Eletrobras antes da privatização.

No leilão das empresas, ganharia quem aceitasse assumir a operação com o menor aumento de tarifa dentro desse limite pré-estabelecido.

"A Eletrobras vai sair disso perdendo, é claro, não tem como ser diferente. Vai ter que ajustar prejuízos. Mas isso era esperado, o mercado sabe disso", disse a fonte.

O novo modelo estudado para as distribuidoras da Eletrobras, com uma elevação das tarifas antes da privatização, foi bem recebido pelos investidores que têm avaliado possível participação no negócio, segundo a fonte, que participa das conversas.

"Tem interesse, muito...com essa mudança, as empresas ganharam atratividade adicional", disse a fonte.

Elétricas como a Equatorial Energia, a italiana Enel e a Neoenergia, controlada pelo grupo espanhol Iberdola, estão entre as que avaliam os ativos até o momento, segundo a fonte, que listou ainda como potenciais interessados grupos financeiros, fundos e a elétrica Energisa. "São muitos players que estão olhando", disse a fonte.

As distribuidoras da Eletrobras são responsáveis pelo fornecimento em Acre, Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima.As empresas Eletrobras, Equatorial, Enel e Neoenergia não comentaram imediatamente as informações.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee