Pages

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ESQUEMA LAVA JATO;ALVOS USAVAM APELIDOS COMO ''VÉIO'',''BBB',''MY MAY''

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, agosto 03, 2015   Sem Comentários


Desde o início das investigações sobre o maior esquema de corrupção no país, MP e PF tentam desvendar não apenas o caminho percorrido pelo dinheiro desviado da Petrobras como o codinome adotado pelos envolvidos



Mercedão é acusado de arrecadar e embolsar propina. BBB protagonizou brigas e organizava a engenharia criminosa. Angelina Jolie já escondeu euros na calcinha -e mais tarde, cantarolou Roberto Carlos. Mas foi uma canção eternizada por Frank Sinatra que inspirou operadores da Lava Jato: "My Way".

Desde o início das investigações sobre o maior esquema de corrupção no país, o Ministério Público e a Polícia Federal tentam desvendar não apenas o caminho percorrido pelo dinheiro desviado da Petrobras como o codinome adotado por envolvidos nas irregularidades na empresa. O objetivo era dificultar ao máximo a identificação dos personagens da trama.

A estratégia foi incorporada por doleiros, operadores, executivos das grandes empreiteiras e da Petrobras, além dos próprios políticos.

Segundo relatórios de inteligência, os integrantes do esquema do petrolão tinham cautela, "no sentido de não mencionar expressamente nomes e assuntos tratados, optando pela utilização de apelidos e siglas".

Considerado umas das principais peças do escândalo, o doleiro Alberto Youssef, que virou delator, era conhecido no mundo político e entre empreiteiros como "primo". Essa era a senha utilizada por seus operadores na entrega de dinheiro a políticos.

Braço direito de Yousseff, Rafael Angulo Lopes era chamado e se identificava em suas missões como "véio". Segundo revelou aos investigadores, o apelido foi escolhido pelo doleiro, por ser seu funcionário mais antigo. Angulo contou ainda que o colega João Procópio Junqueira Prado, outro servidor apontado como operador, era Vô ou JP.

Youssef, que quase brigou com políticos e operadores pela distribuição de suposta propina, ainda era tratado nas planilhas de Angulo como BBB. O auxiliar teria repassado aos investigadores uma "agenda BBB" detalhando movimentações do chefe.

A escolha de siglas, no entanto, não era apenas uma referência a iniciais de nomes envolvidos: o grupo de Youssef decidiu batizar os políticos de "bandidos" e registrou em planilhas e na contabilidade os pagamentos feitos com a denominação "band", seguida das iniciais dos políticos beneficiados.

Assim, "band JP" era uma referência a pagamentos para o ex-deputado João Pizzolatti (PP-SC). "Band MN" indicava como destinatário o ex-ministro Mario Negromonte. Os dois são alvos do Ministério Público e da PF.

Inocentado por falta de provas da acusação de pertencer à organização criminosa e praticar lavagem de dinheiro, Adarico Negromonte -irmão do ex-ministro- era tratado como "olheiro". Funcionário de Youssef, ele era considerado internamente como um "espião" do irmão. Segundo relatos, o salário de Adarico seria, inclusive, rachado entre o ex-ministro de Dilma Rousseff e o doleiro. (da agência Folhapress)

Saiba mais

Ex-assessor do PP e apontado como um dos principais arrecadadores do partido, João Claudio Genu recebeu um apelido específico: o gosto por carros da Mercedes-Benz rendeu a ele o codinome "Seu Mercedão". Segundo delatores, ele também era identificado como João, Gordo ou Ronaldo. O uso de referências também foi um recurso adotado por executivos de empreiteiras e da Petrobras. O ex-presidente Lula era o "Brahma", para diretores da OAS. Na Petrobras, a escolha era feita em tom de deboche.

Renato Duque, ex-diretor da estatal, era chamado de My Way por Pedro Barusco, em homenagem à canção consagrada na voz de Sinatra. Barusco, ex-gerente da estatal, ficou conhecido como Sabrina, nome de uma ex-namorada. A proximidade com Yousseff rendeu tratamento "carinhoso" ao ex-deputado Luiz Argôlo, chamado de "bebê Johnson".
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee