Pages

sábado, 4 de julho de 2015

CEARÁ;MORTANDADE DE PEIXE PRODUTORES RECOLHERAM CINCO CAMINHÕES DE PEIXE MORTOS

Por ipuemfoco   Postado  sábado, julho 04, 2015   Sem Comentários


Produtores recolheram cinco caminhões de peixes mortos do açude.Mortandade pode estar ligada à baixa oxigenação, afirma Cogerh.


O prejuízo com a mortandade de peixes no Açude Castanhão, no Ceará, pode chegar a R$ 18 milhões. Os produtores do Jaguaribe dizem que perderam quase 100% de toda a produção de tilápia, principal renda das cidades da região.

Nos últimos cinco dias, foram retirados do açude cinco caminhões com peixes mortos. A estimativa é de que cerca de três mil toneladas de tilápia apodreceu e ficou inadequada para o consumo.

De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), na maioria das vezes, a mortandade de peixes está associada com a baixa concentração de oxigênio dissolvido na coluna de água.

O oxigênio, conforme a Cogerh, dissolvido na água, tanto pode ser oriundo da incorporação do ar à coluna de água, pela ação dos ventos, quanto pelo oxigênio produzido pela fotossíntese das algas, sendo que esta concentração de oxigênio dissolvido é variável de acordo com a profundidade da coluna de água.

A Cogerh ressalta que não procede a alegação de que a operação da válvula pode ter sido a ocasionadora da mortandade. Uma equipe da Cogerh vai ao local para realizar uma investigação mais detalhada no local.

Açude Castanhão


O Açude Castanhão localizado na Região Hidrográfica do Médio Jaguaribe, no município de Alto Santo, tem capacidade de acumulação de água de 6,7 bilhões m³, atualmente com 1,34 bilhão m³ (20%).

O reservatório é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) e é operado, em parceria, com a Cogerh. O Açude Castanhão pereniza o Vale do Jaguaribe pela válvula dispersora com vazões que variam de acordo com as necessidades da operação, respeitando as médias estabelecidas pela alocação negociada, procurando o atendimento eficiente dos usos múltiplos
.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee