Pages

sábado, 8 de novembro de 2014

SECA;USO DE ÁGUA DO MAR PARA ABASTECER SÃO PAULO CUSTARIA R$ 6,1 BILHÕES

Por ipuemfoco   Postado  sábado, novembro 08, 2014   Sem Comentários


Usar água do mar para abastecer parte da população de São Paulo custaria cerca de R$ 6,1 bilhões, segundo estudo do Consórcio PCJ, grupo de prefeituras, empresas e entidades da região de Campinas, uma das cidades que recebem água do sistema Cantareira. A proposta de construção de uma usina de dessalinização foi enviada há 15 dias para a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).

O projeto prevê a instalação de uma usina em Bertioga, no litoral norte. De lá, um sistema com cerca de cem quilômetros de adutoras levaria a água tratada para a região de Joanópolis, onde fica o reservatório de Jacareí, um dos cinco que formam o Cantareira. 

Como a represa fica a 663 metros do nível do mar, seria necessário construir, ainda, um sistema de bombeamento. Para completar o pacote, o estudo sugere a instalação de uma usina eólica.

— O uso de energia eólica é favorecido pelas correntes litorâneas de ventos — diz o o secretário-executivo do consórcio e coordenador do projeto, Francisco Lahóz. — Além de ser uma obra essencial para a ampliação da oferta de água para salvar as duas principais regiões econômicas do Brasil, estamos preocupados com a minimização dos impactos ambientais.

A água dessalinizada seria jogada na represa de Jacareí para manter o sistema com no mínimo 80% de sua capacidade de reservação. De acordo com os técnicos, os outros 20% seriam preenchidos com água da chuva. Ontem, o nível do sistema Cantareira como um todo estava em 11,6%.

USO DA SEGUNDA COTA

O Ministério Público Federal entrou com um recurso contra a decisão da Justiça que permitiu ao governo paulista extrair a segunda cota do volume morto do sistema Cantareira. No início de outubro, a Justiça havia concedido liminar impedindo a manobra, atendendo a um pedido do MPF.

Os procuradores pediam que fossem preservados 10% do volume útil original do Cantareira até a próxima estiagem, que tem início previsto para 30 de abril de 2015.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee