Pages

segunda-feira, 19 de maio de 2014

TRAGÉDIA DE CANINDÉ;SOLIDARIEDADE DE VOLUNTÁRIOS EM MEIO À TRAGÉDIA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, maio 19, 2014   Sem Comentários

                         
Diante da dimensão do acidente, muitas foram as pessoas que ajudaram no processo de assistência às vítimas. Profissionais relataram dificuldades

  No local do acidente, muitos cidadãos se dividiam entre a curiosidade sobre a tragédia e a necessidade urgente de ajudar. Foi a solidariedade que fez dezenas de pessoas colocarem luvas e máscaras para auxiliar os profissionais na remoção dos corpos e organizar a situação na BR-020, onde o ônibus tombou.

Da cabine aberta de um dos dois tratores usados para levantar o ônibus, Antônio Carlos Januário de Abreu observava o cenário do acidente que vitimou 19 pessoas, número divulgado até a noite de ontem. 

Ele, que mora em Canindé e trabalha com máquinas pesadas, correu para pegar um dos tratores para auxiliar no levantamento do ônibus, antes mesmo de qualquer pedido. Usando máscara distribuída por empresários locais, ele comentou que ainda viu várias pessoas sendo socorridas, além de muitos corpos que estavam embaixo do veículo tombado.

Todos ao trabalho

A secretária da saúde de Canindé, Aline Macedo, ressaltou que a atenção dada às vítimas só foi possível porque contou com o apoio de diversos profissionais. Funcionários do Hospital Regional São Francisco que estavam de folga atenderam prontamente aos pedidos de ajuda e foram trabalhar para dar assistência à grande quantidade de vítimas.

Fernando Batista, que trabalha como garçom em Canindé, contou que estava indo para um sítio próximo, viu a situação e parou para ajudar, quando o ônibus ainda estava tombado. “A gente tentou ajudar de todos os jeitos. São cenas que a gente vai levar para o resto da vida. Eu nunca tinha visto nada parecido”, disse.

O diretor da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) em Canindé, Paulo Granjeiro, explicou que o trabalho estava contando com a equipe completa que atendeu aos chamados, além dos que se voluntariaram para auxiliar no difícil processo.

“Para os profissionais, lidar com situações extremas faz parte do treinamento, mas a prática se mostrou muito pesada”, comentou Paulo. Principalmente, porque, entre os que ajudavam, havia amigos, familiares e colegas das vítimas.

Além do cansaço pelo trabalho intenso, não foi raro ver na sede da Pefoce, no hospital e no local do acidente, profissionais emocionados com a tragédia.

VÍTIMAS

Nove vítimas da tragédia de Canindé ocorrida neste domingo, 18, continuam internadas no Instituto Doutor José Frota (IJF). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, uma pessoa está internada com "risco 1", indicando maiores cuidados.

De acordo com informações do IJF, outras cinco pessoas estão na emergência, em observação. Três cirurgias foram realizadas, com duas amputações. Duas altas foram registradas.
Ao todo, 11 vítimas foram trazidas para o IJF, sendo três de helicóptero e as outras em ambulâncias. 

A LISTA DOS QUE MORRERAM
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou na manhã desta segunda-feira, 19, a lista com os nomes completos de 14, dos 18 passageiros, que morreram no acidente de ônibus no município de Canindé. 

Veja a lista:

Francisco Reginaldo da Gloria
Sirleuda Gomes Freire da Gloria
Francisca Luana Santos Silva
Maria Rosary Pereira
Marcia Viana Barbosa
Francisco Adriano Nascimento Silva
Joao Paulo de Oliveira Santos
Helena Alves de Morais Silva
Patricia da Silva Oliveira
Antonio Fernando Oliveira
Vilauda Venancio Barbosa
Francisca Venancio da Silva
Jose Evangelista de Castro Filho
Maria de Oliveira Magalhaes

Outras quatro vítimas levadas à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) não conseguiram ser identificadas, devido a gravidade das lesões dos corpos.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee