Pages

sexta-feira, 16 de maio de 2014

POLICIAIS E ESTUDANTES ENTRAM EM CONFRONTOS

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, maio 16, 2014   Sem Comentários

Uma nova manifestação marcada pelas redes sociais tomou as ruas das avenidas Expedicionários e 13 de Maio durante a tarde e a noite de ontem. Marcado por confronto entre policiais militares e o grupo de manifestantes, o protesto pedia a adoção do passe livre no transporte público de Fortaleza. 

Depois do confronto, os jovens ocuparam o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), no bairro Benfica, durante três horas, até as 20h15min.

Durante a ocupação, diversas tentativas de negociação foram realizadas. O vereador João Alfredo (Psol) e o advogado Cláudio Silva - da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap) - mantiveram diálogo com os estudantes e com a PM, tentando mediar um acordo.


“A pauta é legítima, assim como o movimento. O objetivo aqui do Renap é evitar atos de violência. A Polícia tem de saber lidar com essas situações”, disse Cláudio. Depois de três horas, o movimento começou a dispersar e a Polícia também foi embora. O trânsito no entorno do Benfica ficou caótico, com ônibus e outros veículos tendo de mudar as rotas.

Na Avenida dos Expedicionários, os comerciantes fecharam as portas durante a tarde, assustados com algumas pedras arremessadas por estudantes, que tentavam seguir até a sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Os policiais fizeram uma barreira para a manifestação não avançar em direção ao órgão.

Quando o Batalhão de Choque chegou ao local, inciou o confronto: de um lado, pedras e vidros jogados pelos manifestantes; do outro, bombas de efeito moral estouravam quando a polícia atirava. Morador do bairro, o aposentado Oswaldo Gomes, 78, via da porta de casa o combate. “Esses meninos têm uma reivindicação justa nas mãos, mas acho que tomaram o caminho errado”.

Ação da Polícia 

O consultor ambiental Paulo Cunha, 21, assistia à manifestação e à ocupação dos estudantes no IFCE. “A ação da Polícia está sendo truculenta, como sempre. Eles não dão espaço para que os pessoal possa reivindicar. A Prefeitura, em vez de investir no transporte público, investe em mais espaço para os carros”, critica.

Major Alexandre Ávila foi quem comandou a ação, que teve 80 militares trabalhando durante todo o dia. “A operação foi tranquila, sem efeito colateral. Estamos aqui para a preservação da ordem, para que tudo aconteça sem grades problemas”, afirma. Entre 20h30min e 22h, O POVO tentou contato com a Etufor, mas as ligações não foram atendidas. 

Os protestos de estudantes começaram no último dia 5, em decorrência dos atrasos na entrega das carteiras estudantis 2014.

Depois disso, a Prefeitura liberou, até o dia 31 deste mês, o uso das carteiras referentes ao ano de 2013.

Esta foi a segunda manifestação marcada nas redes sociais que acabou em confronto e tensão entre policiais e manifestantes. 

Além do Comando de Choque, participaram da ação: Cotam, Bombeiros, Exército e Polícia Federal (PF).

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee