Pages

quarta-feira, 21 de maio de 2014

GRITO DA TERRA; AGRICULTORES FAZEM CAMINHADA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, maio 21, 2014   Sem Comentários

                               
Com chapéus de palha e bandeiras em punho, centenas de agricultores e líderes sindicais fizeram uma manifestação pelas ruas de Fortaleza iniciada na manhã de ontem. 

Foi a representação cearense da mobilização nacional Grito da Terra Brasil, com reivindicações para melhorar as condições dos trabalhadores do campo. O ato começou na praça da Igreja do Otávio Bonfim, no bairro Farias Brito, e teve encerramento na Praça da Imprensa no início da tarde.

A reivindicação é por melhorias voltadas para o campo, com pautas sobre segurança hídrica, segurança alimentar, agricultura familiar, desenvolvimento agrário, segurança pública, saúde e educação. “Lutamos pela garantia de recursos para a perfuração de poços, que hoje é o que mais aflige o homem do campo”, exemplificou Moisés Braz, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares no Ceará (Fetraece).

A caminhada passou pela sede do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), na avenida Duque de Caxias, onde ficou uma comissão da Fetraece para uma reunião. Segundo a comissão, o Dnocs assegurou a renovação dos contratos de concessão do uso das terras federais que ficam em perímetros irrigados. 

Também foi assegurada a permissão para que irrigantes regularizados construam casas do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR) nos perímetros irrigados. 

Reunião com Cid

Na tarde da segunda-feira, as demandas do Grito da Terra Brasil foram apresentadas em reunião com o governador Cid Gomes (Pros). Na ocasião, Cid se comprometeu a repassar recursos para projetos de agricultura familiar no Estado. Segundo a assessoria da Fetraece, foram liberados R$ 6,1 milhões para 200 sistemas de irrigação, ações de regularização fundiária, assistência técnica a assentamentos e feiras de agricultura familiar. 

Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Cid ainda destacou, na terça-feira, ações em segurança pública para a zona rural: inauguração de novas delegacias no Interior e conclusão de treinamento para que 800 policiais civis e militares assumam seus cargos até o fim de junho. (Thaís Brito)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee