Pages

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CHUVAS ESTÃO ABAIXO DA MÉDIA,DIZ FUNCEME

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, maio 22, 2014   Sem Comentários

                                
O inverno deste ano no Ceará continua irregular com precipitações, na maioria das localidades, inferiores as necessidades principalmente no que se refere a recarga dos reservatórios. A observação é do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, prometendo liberar a quinta previsão ainda nesta semana.

Com relação ao que já choveu no Ceará, Martins informa que em janeiro foi 59 % e fevereiro 30 % abaixo da média, respectivamente. “Março e abril foram do mesmo jeito. Observamos uma ligeira melhora em maio”, comentou.

No total de chuva deste ano, ele disse que ficou em mais de 30% abaixo da média. Martins considera que para efeito de pastagem e até mesmo de agricultura de um modo geral algumas regiões não vão ter problema, uma delas a do Cariri. “Em termos de recarga dos reservatórios, o inverno teve apenas 28 % do aporte esperado”, afirmou o presidente da Funceme, que foi a Brasília participar de reunião no Ministério da Integração Nacional e Agência Nacional de Águas.

PREVISÃO

Conforme Martins, ainda faltam dados para prevê o que vai acontecer no inverno deste ano no Estado. “O principal sistema que atua nesse período, de fevereiro até primeira quinzena de maio, é a zona de convergência inter tropical que a partir de agora vai deixar o Ceará para funcionar mais para o Norte do Brasil. 


As chuvas provocadas por este sistema vão desaparecer, mas outro vem para ficar no lugar dele”, explicou. O novo sistema, como explicou, é o que vem da África, chamado Ondas de Leste. “Quando tem muita intensidade consegue vencer a topografia para provocar chuvas principalmente no Centro-Norte do Estado e região da Ibiapaba”, resumiu Martins.

ONDAS DE LESTE


Fenômeno típico dos meses da pós-estação chuvosa (junho e julho), as Ondas de Leste chegaram de forma antecipada e já provocam precipitações no Ceará. Segundo especialistas da Funceme, esse é o sistema que caracteriza o período chuvoso em estados vizinhos como Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. 

“Quando a atuação das Ondas de Leste é mais intensa, as chuvas podem chegar ao Ceará, e é isso que percebemos desde ontem”, afirmou o meteorologista Leandro Valente.

Também conhecido como Distúrbios Ondulatórios de Leste, a atuação desse sistema no Ceará provocou chuvas em algumas regiões cearenses ontem, 21, principalmente na parte Centro-Norte e Faixa Litorânea. 

Foram registradas precipitações em 12 municípios, sendo os maiores índices em Pentecoste (32mm), Eusébio (14mm) e Umirim (12mm). Na Capital choveu 11mm até as 7h da manhã, mas registros da Funceme mostraram precipitações superiores a 40mm na Região Metropolitana entre 7h e 14h.

Para hoje, a Funceme prevê nebulosidade variável com possibilidade de chuva, principalmente nas regiões Jaguaribana, Sertão Central e Faixa Litorânea.
O ESTADO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee