Pages

quinta-feira, 20 de março de 2014

DILMA AFAGA OS FERREIRA GOMES NA TENTATIVA DE APAGAR "O FOGO AMIGO"

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, março 20, 2014   Sem Comentários

R.Stuckert: Fortaleza - CE, 19/03/2014. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de entrega de 172 máquinas a 141 municípios do estado do Ceará,  e de inauguração do trecho V do eixo das águas em Fortaleza. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidente Dilma Rousseff (PT) marcou presença em Fortaleza (CE) para entrega de 172 máquinas que devem beneficiar 141 municípios do Estado. 
Apesar da entrega dos equipamentos no Ceará, a petista ainda precisa lidar com a insatisfação dos gestores municipais cearenses, que planejam realizar uma marcha no próximo dia 25 para reivindicar uma maior fatia da arrecadação federal.

Além disso, Dilma também precisa administrar a tensão entre o PMDB e o PROS no Estado, além de afagar o governador do Ceará, Cid Gomes, que migrou do PSB para o PROS para continuar na base administrativa da petista. Nesta linha, Cid e o irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, devem ser agraciados com uma série de cargos em função do apoio ao projeto de reeleição da petista.

De acordo com os prefeitos cearenses, a diminuição do dinheiro repassado pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) dificultou a gestão das cidades, gerando descontentamento entre os gestores. 

A queda nos repasses repasse se deu por causa da diminuição do Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI), principal fonte de verba para o FPM. Em 2013, uma manifestação parecida acabou com vaias para a presidente.

Além da situação com os prefeitos, a presidente ainda precisou lidar, durante a entrega dos equipamentos, com a rixa entre PROS e o PMDB. Os dois partidos, aliados do Governo Federal em âmbito nacional, pretendem concorrer ao Governo do Ceará como cabeças de chapa. 

Para não ofender nenhum partido, a presidente dividiu as glórias tanto com provável candidato do PMDB ao Palácio da Abolição, senador Eunício Oliveira, quanto com Cid, que recebeu elogios da presidente.

Dilma classificou o governador como “um grande parceiro, um grande amigo”, e relembrou as parcerias entre o Governo Federal e Estadual. Em retórica, o governador afirmou que as conquistas do Ceará são fruto da harmonia entre as administrações. Já sobre Oliveira, Dilma classificou o parlamentar como “um grande parceiro”, líder do governo no Senado.

Além de se encontrarem em âmbitos opostos na discussão estadual, PROS e PMDB também não concordam acerca da crise dentro da base aliada de Dilma. Antes pertencente ao “blocão independente” liderado pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), o PROS mudou de lado, aumentando o isolamento de Cunha.

Para isso, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, garantiu para a legenda o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Nesta quarta-feira (19), Mercadante deve se encontrar com integrantes do PROS para oficializar a presença da legenda no Ministério da Integração, a partir do ministro Francisco Teixeira. A sigla deverá ocupar, ainda, cargos antes ocupados pelo PSB, como o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf).

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee