Pages

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TCU ENCONTRA IRREGULARIDADES NOS RECURSOS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, janeiro 08, 2014   Sem Comentários

                       TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades na aplicação de recursos do Programa

Caminho da Escola e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).


 O TCU fiscalizou os recursos, destinados pelo Ministério da Educação (MEC), entre 2010 e 2011. Alguns dos problemas encontrados pelo tribunal foram falhas na fiscalização da aplicação dos recursos repassados aos municípios e veículos em estado precário

De acordo com o TCU, 26 municípios passaram por auditoria, selecionados em 10 estados: Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Goiás, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. A fiscalização verificou a abrangência da execução dos programas, a forma que os veículos são utilizados e o atendimento dos veículos e dos motoristas aos requisitos legais.

As principais falhas encontradas pelo TCU foram à falta de equipamentos obrigatórios de segurança para transporte escolar, motoristas sem requisito de aprovação em curso especializado, utilização de modalidade indevida de licitação para a contratação de serviços de transporte escolar e irregularidades no processo licitatório para locação de veículos.

 “A qualidade deixa a desejar, comprometendo em alguns casos a segurança e a própria integridade física dos estudantes”, afirma o relator do processo, ministro José Jorge.

A auditoria do tribunal aponta ainda que 81% dos municípios analisados há ausência ou insuficiência da capacitação dos membros dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, responsáveis por acompanhar a aplicação dos recursos federais repassados ao Pnate.
DIÁRIODOPODER

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee