Pages

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O POVO CONDENA A CORRUPÇÃO; QUEM ELEGE OS CORRUPTOS??

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 06, 2014   Sem Comentários

                                   
Quando nos queixamos da corrupção generalizada no Brasil gostamos de atribuir responsabilidades que raramente recaem sobre nós. 

A culpa é dos políticos, dos juízes, do sistema. Como observa o cientista político Valmir Lopes, da Universidade Federal do Ceará (UFC), para o brasileiro “corrupto é sempre o outro, principalmente os políticos”

Quantos são os eleitores que pensam em sua própria contribuição para o estado de coisas que dizem deplorar?

Um quarto dos deputados federais e senadores reeleitos em 2010 respondia a processo no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo levantamento do site Congresso em Foco.

As denúncias envolviam crimes eleitorais e contra a Lei de Licitações, peculato (desvio de verba, furto de dinheiro ou de bem por parte de funcionário público, em proveito próprio ou de terceiros), formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, estelionato, corrupção ativa e passiva e tráfico de influência, entre outros. Dois dos deputados listados pelo Congresso em Foco são cearenses: Aníbal Gomes (PMDB) e José Linhares (PP).

Dos 594 deputados e senadores em exercício no Congresso, 190 já foram condenados na Justiça e/ou nos Tribunais de Contas, de acordo com a organização Transparência Brasil. As ocorrências envolvem irregularidades em contas e processos, como fraudes em licitações, contas de campanha rejeitadas, compra de voto, enriquecimento ilícito e outros como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e trabalho degradante.

Não nos representa?

Gil Castello Branco, fundador e secretário geral da organização Contas Abertas, aponta a obviedade que não costuma ser admitida nas rodas de eleitores indignados: “No caso do Legislativo, nenhum ali entrou pela janela. Foram eleitos por nós. 

O Congresso que nós tanto criticamos espelha a própria sociedade. Nas manifestações de junho se ouviu muito esse grito de ‘fulano não nos representa’. Não nos representa como? Representa sim. Como é que muitos deles são reeleitos e estão lá há décadas?”, diz Gil.

O caso do vereador de Fortaleza Leonelzinho Alencar (PTdoB) ilustra bem a discussão sobre a responsabilidade do eleitor. 

Em 2012, durante sua campanha à reeleição, Leonelzinho foi denunciado pela Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap) por nepotismo na Prefeitura e na Câmara Municipal, uso ilícito de verbas públicas e acúmulo de cargos nas prefeituras de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. 

Além disso, descobriu-se que sua mulher recebia dinheiro do Bolsa Família indevidamente. Quando veio a eleição, Leonelzinho foi o quarto vereador mais votado de Fortaleza, com 14.486 votos. (Bruno Pontes - brunopontes@opovo.com.br)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee