A Lei da Ficha Limpa será aplicada integralmente nas eleições de outubro de 2014, após quatro anos de criação. A lei torna inelegíveis políticos condenados
pela Justiça, cassados ou que renunciaram ao cargo para evitar o processo de cassação. Iniciativa que representa um salto para o fim da corrupção.
Em conversa com o jornal O Estado, o fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), juiz Márlon Reis, disse que as eleições municipais de 2012 serviram como teste para a lei, já que existiam muitas dúvidas na época quanto à sua aplicação. “Agora, ela já chega consolidada e com a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo de fácil entendimento tanto para os partidos quanto para a sociedade”.
Pela lei, os partidos devem estabelecer critérios mais objetivos no momento de selecionar os candidatos, reduzindo a impunidade e garantindo ao eleitor o direito de depositar a confiança em representantes políticos de conduta legal.
“Quem tem o primeiro papel é o partido político, de verificar as candidaturas antes de correr o risco de desgaste público. O conselho que dou é que evitem candidaturas de pessoas envolvidas com atos de corrupção. Isso não terá vantagem alguma para os partidos”, explica o juiz, que atua no Maranhão.
A tendência, neste ano, é que a Lei da Ficha Limpa receba um número menor de candidaturas de políticos envolvidos com atos de corrupção. Segundo Reis, poucos devem “se aventurar” em desafiar a Justiça Eleitoral, já que as chances de êxito serão praticamente zeradas. “É melhor evitar burlar a lei, desistir de desafiar o sistema, porque as consequências são o afastamento da candidatura e o desgaste”.
Apesar de a Ficha limpa estabelecer novos paradigmas para o sistema eleitoral, a sociedade também tem papel fundamental de fiscalizar o projeto, segundo o juiz. Os casos devem ser denunciados ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.
CEARÁ
Nas eleições de 2012, o Ceará foi o terceiro estado do Brasil com maior aplicação da Ficha Limpa, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, foram 78 candidaturas indeferidas na disputa majoritária e 113 da proporcional no Estado. Pelo menos 95% dos casos de indeferimento de candidaturas de prefeito e vice ocorreram em razão da desaprovação de Contas de Gestão pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Já em 2010 o Ceará foi o campeão de pedidos de impugnação de candidaturas nas eleições, de acordo com balanço divulgado na época pelo TSE. No período pré-eleitoral, 42 candidatos enfrentaram questionamentos sobre as chances de concorrer à disputa nas urnas. Para Reis, os dados mostram a boa aplicação da Ficha Limpa no Estado. “Atribuo a isso a excelente atuação institucional do Ministério Público e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os dois órgãos interpretaram muito bem a lei”.OESTADO
Pages
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Home
» FICHA LIMPA SERÁ APLICADA DE FORMA INTERGRAL EM 2014
FICHA LIMPA SERÁ APLICADA DE FORMA INTERGRAL EM 2014
Por ipuemfoco
Postado segunda-feira, janeiro 13, 2014
Sem Comentários
Sobre o autor
Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok
.
SUPERMERCADO GUSTAVO
IPUNET
FUNERÁRIA ITAURNAS
Reformar
J&G Hortifruti
Brisa da Serra
Ótica Gabriel
Hora Certa
Mundo Online
Postagens mais visitadas
-
O cenário político de Ipu vive um momento de fortalecimento e maturidade.
-
O gabinete do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou nova nota na manhã desta quinta-
-
A prefeita de Groaíras, Virgínia Aguiar (PDT), afirmou ser contra a realização de concurso público por “tirar a
-
No início desta semana, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido), indicou o defensor público Thiago
-
A seis meses do início oficial da campanha eleitoral, a base aliada do governador Elmano de Freitas (PT) no Ceará é
-
Elmano e Ciro vão mesmo duelar em outubro, em palanques de direita e centro-esquerda polarizados?
-
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido nesta quinta-feira (12) novo relator do
-
O ministro Carlos Vuyk de Aquino, do Superior Tribunal Militar (STM), concedeu nesta terça-feira (10) prazo de dez dias para
-
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) confirmou nesta segunda-feira (9) que recebeu uma nova denúncia de
-
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), em Brasília,

0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.