Pages

sábado, 2 de novembro de 2013

PREFEITO SÉRGIO RUFINO FAZ O LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DO DIA "D" CONTRA A FEBRE AFTOSA/2013

Por ipuemfoco   Postado  sábado, novembro 02, 2013   Sem Comentários

44533


Aconteceu na manhã desta sexta-feira (01-11-2013) na propriedade da família do Secretário de Agricultura, Joel Aragão, o lançamento a Campanha Dia D da Febre Aftosa em Ipu, o evento contou com a participação do Sr. Prefeito de Ipu, Carlos Sérgio Rufino Moreira, Secretários da administração, vereadores, representando a Adagre, o Coordenador Dr. Muniz; 
 
Representante da empresa Merial, veterinário Dr. Gilson que inclusive realizou uma palestra sobre “bovinocultura”; Representantes da Ematerce de Ipu: Carlinho Belém, Aécio e Capelão. Em parceria do poder público e privado, registramos a presença do empresário José Lopes; Imprensa em geral e muitos agropecuaristas do município de Ipu. 
 
Na ocasião a anfitriã da Fazenda Sítio Lagoa, Sra. Celinha Martins Aragão e sua família recepcionaram todos os convidados com um belíssimo café da manhã, ainda fazendo parte do evento, houve sorteio de alguns prêmios entre os partícipes e a entrega de equipamento de trabalho da equipe da Secretaria de Agricultura de Ipu. 
 
Em entrevista o secretário Joel Aragão falou que (..) “Esse ano é um ano ímpar para o município de Ipu e para o Ceará porque a partir desta campanha, o estado se tornará uma área livre de aftosa com a vacinação, isso é um avanço para o Estado, principalmente pela grandeza na venda do boi e o beneficiamento da carne”. 
 
Para o conhecimento melhor, a febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa que possui sete soros imunologicamente distintos, são eles: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1, sendo que no Brasil encontramos apenas os tipos A, O e C.

O vírus da febre aftosa é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. 
 
O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.

A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee