Pages

domingo, 6 de outubro de 2013

PARTIDOS NOVOS, SEM NATUREZA IDEOLÓGICA

Por ipuemfoco   Postado  domingo, outubro 06, 2013   Sem Comentários

                             
A recente aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral, do registro do Solidariedade e do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) fez com que o Brasil passasse a ter 32 partidos políticos. 

Especialistas avaliam que a criação da maioria dessas novas siglas está longe de atender a interesses de natureza ideológica. Pelo contrário, atende a conveniências pessoais e/ou eleitorais de políticos insatisfeitos. 

Para alguns estudiosos, o fato de o mandato ser do partido é um dos principais propulsores para a criação de novas legendas como "refúgio" para evitar questionamentos na Justiça.

O cientista político João Paulo Peixoto, da Universidade de Brasília (UNB), avalia que a maioria dos novos partidos estão sendo criados apenas para atender a interesses pessoais de parlamentares insatisfeitos com a legenda a qual eram filiados.

Segundo o especialista, eles veem nas novas legenda uma alternativa segura para não correr o risco de perder o mandato. "Não tem ideologia, não tem programa concebido", critica. Conforme a legislação eleitoral, a única maneira de não ter o mandato questionado na Justiça após mudar de partido é se filiar a uma legenda nova.

João Paulo lembra que os novos partidos também têm sido usado por lideranças já firmadas como alternativa às siglas antigas onde estavam insatisfeitos. Um dos principais exemplos, cita, é o do governador Cid Gomes e do irmão dele, o atual secretário da Saúde, Ciro Gomes.

Ambos deixaram o PSB após oito anos de filiação, por terem pensamento divergente ao do presidente nacional do partido, Eduardo Campos, em relação às eleições de 2014. Enquanto Cid defende a reeleição da presidente Dilma, Campos dá fortes sinais de que vai lançar candidatura própria.

Negociação

Cientista político da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Rui Martinho aponta que novos partidos estão sendo formados, por alguns políticos, também para "negociar apoios" em troca de prestígio, cargos, verbas e tempo de televisão.

"O PMDB, por exemplo, faz acordo, recebe benefícios, mas nem todos recebem, daí eles saem para fazer outras negociações e receber outros benefícios", explica. E acrescenta: "Isso vale para outros partidos. O (deputado federal) Paulinho da Força se não tivesse criado (o Solidariedade), não seria líder em partido nenhum".

Ele avalia que essa "insatisfação" que leva a mudança de siglas também é causada pelo autoritarismo interno. "Os partidos não são democráticos. Nenhum lança candidatos a partir de eleições primárias".dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee