Pages

terça-feira, 22 de outubro de 2013

MAIS DE 1,7 MIL PESSOAS NA FILA DE ESPERA POR CADEIRAS DE RODAS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 22, 2013   Sem Comentários

                              De janeiro a outubro deste ano, nenhuma cadeira de rodas (seja de passeio ou higiênica) foi entregue (FOTO: Flickr Creative Commons)
Uma das dificuldades para assistência dos deficientes físicos é a compra de cadeiras de rodas. Afinal, um equipamento custa cerca de R$ 1.200.
A alternativa para muitos, então, é solicitar uma cadeira de rodas junto à Prefeitura de Fortaleza. Mas é preciso paciência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 145 pessoas aguardam na fila de espera desde 2010.

Odair José, 34 anos, faz parte do Movimento Independente, que dá apoio aos deficientes físicos. Ele foi um dos que solicitou a cadeira. Mas, ao contrário desses 145 cadeirantes, já recebeu o aparelho, mesmo tendo esperado dois anos na fila.

“Na época, eu cheguei a comprar uma cadeira por R$ 5 mil e fiquei usando. Inclusive, a que eu recebi [da prefeitura] não me serviu. Passou a me prejudicar. A qualidade era inferior a que tinha que ser oferecida, de acordo com a prescrição médica”.

De acordo com Odair, o tempo de espera é um absurdo. “Você fica se locomovendo da pior forma possível, ou fica jogado dentro de casa, sem condição de sair. Existe a fala muito bonita de inclusão social, mas você não cuida da saúde do ser. Então, como quer incluir ele na sociedade?”, questiona.

Na espera por uma cadeira

O número total é assustador. Mais de 1,7 mil pacientes esperam pelo equipamento em Fortaleza. A causa é a demora nas licitações. De janeiro a outubro deste ano, nenhuma cadeira de rodas (seja de passeio ou higiênica) foi entregue.

“Aguardamos mais de 2 mil cadeiras de rodas após a licitação realizada nesta segunda-feira (21)”, afirma a coordenadora da saúde da pessoa com deficiência, Andressa Aguiar. De acordo com ela, a atual administração “pegou uma demanda grande da gestão anterior” e, por isso, a fila está cada vez maior.

Conforme Aguiar, a licitação inclui vários equipamentos necessários aos deficientes físicos, como cadeiras de rodas, botas ortopédicas e próteses. “O objetivo é que consigamos acabar com a fila de espera de 2010 a março de 2013. Posteriormente, haverá aditivo para solicitar mais 25%, fechando totalmente a demanda”, assegura.

Como se inscrever?

Apesar da longa fila, para muitos fortalezenses essa é a única forma de conseguir o meio de transporte. A solicitação de cadeiras de rodas junto à prefeitura pode ser realizada na Unidade de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944, Jacarecanga).

É necessário levar original e xerox do RG, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Registro de Nascimento (caso seja menor de idade), comprovante de endereço e prescrição médica – seja de hospital particular ou público.

Caso o paciente esteja na fila desde 2010, é preciso atualizar o cadastro. Basta ligar para a unidade de saúde: (85) 3452.6376.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee