Pages

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LULA DIZ QUE ''INCOMODA MUITA GENTE''QUE OS POBRES ESTEJAM ''EVOLUINDO''

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, outubro 30, 2013   Sem Comentários

                                        Lula participa ao lado da presidente Dilma Rousseff de comemoração pelos 10 anos do Bolsa Família (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Ex-presidente participou de comemoração dos 10 anos do Bolsa Família.Lula afirmou que a empregada agora usa mesmo perfume que a patroa.Em cerimônia de comemoração aos 10 anos do Bolsa Família nesta quarta-feira (30), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “incomoda muita gente que os pobres estejam evoluindo”. Ele defendeu os resultados do programa e pediu que a equipe econômica do governo pare de “regatear” dinheiro para os pobres.

Num discurso bem humorado de quase trinta e cinco minutos, Lula disse que “toda vez que o pobre tem ascensão, começa a incomodar”. O evento teve participação de diversos ministros e também da presidente Dilma Rousseff.

“Eu sei que incomoda muita gente que os pobres estão evoluindo. Todo mundo sabe, em Pernambuco, na Bahia, no Sergipe, o pobre está usando o maiô que só uma parte da sociedade usava. A patroa bota um perfume à noite para ir jantar e a empregada vem de manhã com o mesmo perfume. Se é paraguaio ou não eu não sei, mas vem com o mesmo perfume”, disse gerando aplausos e risos.

Para exemplificar momentos em que a “ascensão” do pobre incomoda, Lula disse que houve momentos, quando era sindicalista, que entrou em restaurantes e foi hostilizado. “Será que o trabalhador tem que comer em cocho? Não pode comer em restaurante também?” questionou.

“O cidadão vai para o aeroporto, chega lá está a empregada dele com a família no avião, pegando o lugar dele”, continuou o ex-presidente. “Eu sei que é duro”.

Lula dirigiu-se aos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) – os dois principais da equipe econômica de Dilma – para defender mais recursos para programas de transferência de renda como o Bolsa Família.

“O que esses programas estão provando é o seguinte, querido Guido Mantega, querida Miriam: quando forem dividir o Orçamento, parem de regatear dinheiro pros pobres”, disse, em tom de brincadeira.

O petista dedicou grande parte da sua fala para rebater as críticas que, no início do seu governo, desqualificavam o programa e o chamavam, entre outros nomes citados por ele, de “bolsa esmola”, “bolsa enganação” e “bolsa cabresto”.

Essas reações, disse o ex-presidente, levam a crer que é “mais difícil vencer o preconceito do que vencer a fome”. “De todas as críticas, a mais cruel é a de que o programa ia estimular a preguiça, a dependência dos mais pobres, a vagabundagem”, afirmou.

“Gente que se dizia especialista se dizia incomodada quando alguém usava o dinheiro do Bolsa Família para comprar dentadura. Certamente essa pessoa nunca ficou sem dente e tentou mastigar um pedaço de carne”, comentou Lula.

Bolsa Família
Lançado em 2003, atualmente o Bolsa Família beneficia diretamente 50 milhões de pessoas, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Somente em 2013, serão investidos R$ 24 bilhões com o programa, o equivalente a 0,46% do Produto Interno Bruto (PIB).

O benefício médio mensal por família, ainda de acordo com o ministério, é de R$ 152. O valor total das transferências do Bolsa Família teve aumento real de 55% entre 2010 e 2013 e, entre os mais pobres, cresceu 102%.

Como contrapartida, as famílias devem manter crianças e adolescentes com 85% de frequência na escola e garantir o calendário de vacinação de crianças menores de 7 anos. As gestantes devem ainda fazer pré-natal e acompanhamento pós-parto.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee