Pages

terça-feira, 22 de outubro de 2013

DILMA SANCIONA LEI QUE CRIA MAIS MÉDICOS ,PADILHA FAZ HOMENAGEM A MÉDICO VAIADO EM FORTALEZA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, outubro 22, 2013   Sem Comentários

                                 
Ao ficar de pé, o médico Juan Delgado, que foi vaiado e chamado de “escravo” por médicos do Ceará foi aplaudido por colegas cubanos e brasileiros presentes na cerimônia.

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília, a lei que institui o programa Mais Médicos, aprovada na semana passada pelo Congresso Nacional. A lei prevê a contratação de profissionais brasileiros e estrangeiros para atuar na rede pública de saúde em periferias de grandes cidades, municípios do interior e regiões isoladas.

Com a sanção da norma, o Ministério da Saúde fica responsável por emitir registro provisório para que os médicos atuem pelo programa. Antes, esse trabalho era feito pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) de cada Estado. Com os conselhos permanecerão a responsabilidade de fiscalizar o trabalho dos médicos do programa.

Durante a cerimônia de sanção da lei que instituiu o programa, o ministro da saúde, Alexandre Padilha homenageou o médico cubano vaiado ao chegar a Fortaleza durante a primeira leva do Mais Médicos.

— Quero te dizer e você já sabe disso, que aquele corredor polonês da xenofobia que o recebu em Fortaleza não representa o espírito, nem do povo brasileiro nem da Bahia nem do Brasil.

Ao ficar de pé, o médico Juan Delgado, que foi vaiado e chamado de “escravo” por médicos do Ceará foi aplaudido por colegas cubanos e brasileiros presentes na cerimônia. Durante a cerimônia, o cubano recebeu seu registro provisório, o primeiro que foi emitido pelo Ministério da Saúde.

Ainda durante o discurso, o ministro rebateu as críticas de que o programa seria usado para fins eleitoreiros. Padilha deve se candidatar ao governo do estado de São Paulo em 2014.

— Só quem tem acesso a médico pode dizer que esse programa é eleitoreiro.

Profissionais já atuam

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 1.020 médicos estão trabalhando em 577 municípios, atendendo cerca de 3,5 milhões de pessoas. Ainda segundo a pasta, 577 profissionais são formados no Brasil e 443 têm diploma estrangeiro.

A previsão é que neste mês mais 2.597 profissionais selecionados na segunda etapa do programa também comecem a trabalhar.

O Mais Médicos autoriza a contratação de profissionais brasileiros e estrangeiros para atuar no interior dos municípios e nas periferias das grandes cidades. O profissional recebe uma bolsa de R$ 10 mil por mês, que pode ser paga, por no máximo, seis anos, mais ajuda de custo para despesas de instalação e o pagamento das despesas de deslocamento até a cidade de trabalho.

O texto aprovado no Senado manteve todas as mudanças feitas pelos deputados, com algumas alterações redacionais. Com as alterações, o registro provisório dos médicos estrangeiros vai ser feito pelo Ministério da Saúde, e não pelos Conselhos de Medicina.

O projeto aprovado também estabelece que a partir de 2015 o curso de medicina no País será dividido em dois ciclos e terá duração de oito anos. No primeiro ciclo, o estudante terá seis anos de aulas, assim como é no currículo atual, e ao concluir vai receber um registro profissional provisório para trabalhar nos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos.

Ao final de dois anos prestando serviços para o SUS (Serviço Único de Saúde), o profissional conclui o segundo ciclo e recebe o diploma e o registro profissional definitivo. De acordo com o texto, a prestação de serviços será compensada com uma bolsa paga pelo governo. No entanto, o texto prevê regras gerais para as modificações do curso de medicina. A regulamentação das normas deverá ser feita pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).R7

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee