Pages

quinta-feira, 11 de julho de 2013

ONU PEDE EXPLICAÇÃO À IGREJA SOBRE ABUSOS SEXUAIS DE MENORES

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 11, 2013   Sem Comentários


  
Papa Emérito Bento XVI e Papa Francisco no Vaticano em 5 de julho
Foto: AP
Os abusos sexuais de menores cometidos por padres católicos entraram na mira das Nações Unidas. O Vaticano recebeu nesta quarta-feira uma lista de questionamentos sobre o tema da Comissão dos Direitos das Crianças, que quer ainda acesso às investigações internas feitas pela Santa Sé.

O requerimento ocorre duas semanas antes do início da Jornada Mundial da Juventude, quando o Papa Francisco receberá milhares de jovens cristãos no Brasil. A Santa Sé tem até novembro para responder às perguntas feitas pela comissão - que é um órgão criado pela Convenção de Direitos da Criança, de 1990, da qual o Vaticano é signatário. No passado, a Santa Sé ameaçou se retirar da convenção após sofrer pressão por esclarecimentos.

Em um relatório de 2011, postado no site do Vaticano em outubro passado, a Igreja alertava a comissão sobre as reservas legais e de jurisdição desse pacto global. Há 15 anos a Santa Sé não envia um relatório do tipo pedido ontem.

Em janeiro, o Vaticano deve participar de uma audiência pública que reforçará os questionamentos por “informações detalhadas de todos os casos de abuso sexual cometidos por membros do clero, irmãos e freiras”. A audiência já estava prevista antes da aprovação da data limite para o relatório, 1º de novembro.

O órgão não tem poder de exigir alteração de conduta de um país, mas um relatório negativo poderia ter alto impacto.

Desde que assumiu, o Papa Francisco dá sinais de que diminuiria a tolerância do Vaticano com casos de abuso. Há especulações de que ele teria diminuído a proteção de cardeais e membros da Cúria em investigações.

O Vaticano não se pronunciou ontem sobre o tema. Mas para Keith Porteous Wood, da Sociedade Secular Britânica, Francisco mostra querer soluções.

- Há espaço para o otimismo - disse o membro da organização que apresentou evidências contra a Igreja para a comissão, no mês passado.

Alguns escândalos recentes - como cartas de um cardeal americano de Nova York que parecem comprovar a vista grossa de altas autoridades com padres confessos de abusos - poderiam se transformar em questionamentos objetivos durante a audiência da comissão de janeiro.

Uma das requisições da comissão, por exemplo, é saber como o Vaticano faz para evitar que padres que cometeram abusos não tenham contato com crianças e o que a Igreja tem feito para garantir que sejam reportados a polícia. Os questionamentos abarcarão o período entre novembro de 1995 e janeiro de 2014.

Papa está determinado

O caso das cartas do agora cardeal de Nova York, Thimoty Dolan, começou, por exemplo, há décadas. Nomeado arcebispo por Bento XVI ele foi responsável por investigar casos de pedofilia. Mas cartas suas posteriormente reveladas apontavam que ele buscava proteger os investimentos da igreja contra as supostas vítimas de abusos. 

As investigações mostraram, por exemplo, que padres da Arquidiocese de Milwaukee - comandada por Dolan entre 2002–2009 - podem ter voltado a cometer abusos mesmo após investigados, além de não terem sido devidamente denunciados para a polícia. Vários casos dizem respeito ao arcebispo, entre 1977 e 2002, Rembert Weakland.

Além dos Estados Unidos, vários países da Europa também possuem grupos de supostas vítimas exigindo retratação da Igreja Católica, vários deles com ações na Justiça ou com indenizações já pagas pela Igreja.

O Vaticano também tem sido acusado de simplesmente mover padres suspeitos de uma igreja para outra, com o propósito deliberado de protegê-los.

Além dos abusos sexuais, a comissão também questionou a Igreja sobre quais investigações promoveu para esclarecer o caso Lavanderias Magdalene, ocorrido na Irlanda. Gerenciada por freiras, a lavanderia foi fechada em 1996 por suspeita de usar trabalho escravo.O GLOBO



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee