Pages

quinta-feira, 11 de julho de 2013

MÉDICOS VIAJAM EM VOOS FRETADOS PARA DAREM PLANTÃO NO INTERIOR

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, julho 11, 2013   Sem Comentários


   
Apesar da realização de concurso público, no ano passado, para o preenchimento de 1.641 vagas de trabalho no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, o problema da insuficiência de médicos parece ter atingido, também, o município. Todos os dias, médicos especialistas da capital cearense são levados, em voos fretados, à unidade de saúde, para darem plantão de 24 horas.


A relação dos aprovados na seleção foi divulgada em novembro do ano passado. Ao todo, 15.117 pessoas concorreram, entre cargos de nível médio, superior e gerência. No entanto, em funcionamento desde o início do ano, o hospital, construído pelo governo do Estado para atender toda a macrorregião Norte, opera com a necessidade do reforço do efetivo médico para atender à demanda. Entre as principais carências, está a especialidade de pediatria.

Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), José Maria Pontes, a medida, além de não ser a mais adequada, não resolve o problema da falta de profissionais nas cidades do Interior. Conforme explica, o salário pago está abaixo do esperado.

"O governo vai ter que investir na Saúde, se quiser ter médicos no Interior. Pagando bem, os médicos ficam de maneira fixa na cidade. Isso não é viável. Se gasta muito com avião para levar e trazer esses profissionais. Deveria ser pago o valor integral para ele ficar lá. Se o médico estiver em um emprego ganhando bem, ele se dedica 24 horas e arrisca menos a vida. O problema é que lamentavelmente o governo não pensa assim", disse.

José Maria Pontes ressalta, ainda, que muitos profissionais precisam recorrer à Justiça para receberem o pagamento pelos serviços prestados, o que já motiva muitos deles a não optarem por trabalharem em cidades do Interior. "Temos ações contra 137 prefeituras do Ceará. Isso é um desestímulo para o médico"

O titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, confirma que a carência de médicos ocorre em todos os municípios, especialmente na atenção básica, e acredita que o Programa Mais Médicos trará resultados positivos. "Pela primeira vez, temos coisas mais consistentes na atenção básica. Ainda assim, falta financiamento", diz.

Seleção

Sobre médicos que se deslocam para darem plantão no HRN, o secretário esclareceu que os profissionais atendem a seleções do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) - responsável pela gestão do hospital e que recebe recursos do governo do Estado- que traz médicos de várias cidades do Ceará e de outros estados. Sobre o custo do transporte, o secretário afirma que, normalmente, os profissionais vão por conta própria. "Eles podem residir em qualquer lugar, desde que cumpram a carga horária".

A respeito da convocação dos aprovados no último concurso, Bastos não soube precisar se todos já foram lotados, alegando ser um processo do Instituto, mas afirmou que seleções periódicas são sempre realizadas. A reportagem tentou contato com o ISGH, mas as ligações não foram atendidas.

Unidade segue em implantação

O Hospital Regional Norte (HRN), inaugurado em janeiro de 2013 sob muita polêmica, ainda segue em ritmo de implantação para funcionar com sua estrutura total. De acordo com o secretário da Saúde, Arruda Bastos, o cronograma previsto pela Pasta estima a implantação do último setor, o Centro de Apoio a Saúde Reprodutiva da Mulher, no início do mês de agosto. "Cada setor cresce de acordo com a demanda", disse.

A penúltima etapa foi implantada em abril, quando as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) começaram a funcionar. O Hospital dispõe de 70 leitos de UTI, sendo 20 para adultos, dez neonatais, dez pediátricos e ainda 30 berçários de médio risco.

A respeito do município ter ficado fora da lista das 128 localidades previstas pelo governo federal para receberem o Programa Mais Médicos, o secretário explicou que qualquer cidade pode participar, de forma indiscriminada, do edital que foi lançado. "O próprio município que tem que fazer a inscrição".dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee