Pages

terça-feira, 9 de julho de 2013

A REFORMA POLÍTICA E A REFORMA DOS HOMENS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, julho 09, 2013   Sem Comentários





Deveria a presidente Dilma atentar para o fato de que a reforma política não garante a reforma dos homens. Mesmo que sejam companheiros.




Fica claro que o Congresso não quer a reforma política de verdade, aquela que ajudaria a mudar o País e as instituições. 

Deputados e senadores poderão aceitar algumas propostas menores, em nome da conciliação. Ou da enganação. Mas, mudanças profundas, de jeito nenhum, pois estariam arriscando a própria sobrevivência.

Nada de financiamento público das campanhas, a menos que estejam liberados também os financiamentos privados. Muito menos o fim das coligações Nas eleições para deputado. Tiriricas sempre existirão para eleger colegas sem os votos suficientes.

 Assim, também não passa a sugestão de cada estado constituir-se num distritão e chegarem à Câmara apenas os que tiverem mais votos. Da mesma forma, a votação em listas partidárias morrerá na praia, porque se favorece os caciques, que vão elaborar as listas, prejudica os grotões, capazes de ficar no fim da fila.E os grotões são maioria.



Cláusula de barreira, nem pensar, já que os partidos de aluguel não servem apenas a seus dirigentes, mas aos grandes partidos, na hora de calcular o tempo de propaganda gratuita na televisão. Acabar com o voto secreto poderá configurar uma concessão, mas não faltarão vozes sugerindo exceções, para Suas Excelências não ficarem mal com o presidente da República contrariado ou com o colega cassado.

 Extinguir a figura do suplente de senador? E quem vai financiar a próxima campanha? Na reeleição, só se mexerá quando a vaca começar a tossir. Como ficarão prefeitos e governadores, para não se falar dos presidentes da República?

A presidente Dilma vem sendo acusada de ingênua por insistir na votação imediata da reforma política, mesmo abandonada por sua base parlamentar e pelo seu vice-presidente, mas pode não ser bem assim. O que ela desejaria não é a reforma, porém a anti-reforma, ou seja, a demonstração de ter feito tudo o que podia, mas o Congresso não quis.

De qualquer forma, as máscaras vão caindo, dando razão ao saudoso dr. Ulysses, para quem “pior do que o atual Congresso, só o próximo”. Não se conseguiu, na História da Humanidade, a reforma dos homens
.CARLOS CHAGAS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee