Pages

sábado, 20 de abril de 2013

COMO NA LICITAÇÃO COMEÇA O DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS

Por .   Postado  sábado, abril 20, 2013   Sem Comentários


                             
Era para ser um mecanismo de controle, mas a licitação, instituída pela lei 8.666 de 1993 para garantir os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, acaba se tornando o veículo por meio do qual o dinheiro público é usado de modo errado. 

Casos recentes no Ceará - inclusive com gestores afastados - foram disparados depois que se identificaram burlas ao processo licitatório.

Para o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Plácido Rios, a lei contribui de alguma forma para o cenário. Um dos erros é creditar ao setor privado a presunção de idoneidade. 

Nem sempre a corrupção parte diretamente do gestor. As próprias empresas às vezes se organizam para realizar as fraudes, dividindo certames ou acertando previamente os preços. “Não há lei indevassável à corrupção”.

O que geralmente acontece é que membros da comissão de licitação (ou o próprio prefeito) estão comprometidos com o esquema, e a licitação finda sendo direcionada para favorecimento de correligionários políticos, que são donos de empresas. 

                                    

Esse crime acontece independentemente da realização das despesas e, portanto, consegue ser identificado a qualquer tempo - no início ou no final das gestões.

“São fraudes de toda ordem. O crime organizado já compreendeu que é muito mais fácil desvir recursos públicos utilizando um bloco de notas fiscais e de recibo do que cometer um crime a mão armada”, afirma o promotor da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), Luiz Alcântara.


É a partir da fraude na licitação que o dinheiro, em seguida, poderá ser compartilhado entre os vários integrantes da quadrilha. A prefeitura pode, por exemplo, referendar a vitória de uma empresa, às vezes sem sede ou funcionários, de maneira que o lucro do empresário seja o máximo possível.

“É muito da mentalidade do pessoal da comissão de licitação, dos gestores e, inclusive, dos empresários. A licitação passa a ser um entrave burocrático, quase uma formalidade. É a cultura do que faço o que eu quero, as leis não se aplicam aqui”, critica o promotor federal Rafael Ribeiro Rayol.

Solução

Então, a solução seria tornar a licitação algo ainda mais rigoroso? O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino Alencar, avalia que este não é bem o caminho, porque burocracia pode trazer a vantagem do monitoramento, mas ao mesmo tempo acaba deixando o processo mais lento e também dispendioso ao erário.

A melhor maneira seria, segundo ele, a participação da sociedade nesse controle e fiscalização. “A Lei de Acesso à Informação (de novembro de 2011) mudou o panorama da opacidade. Hoje qualquer cidadão pode ver os processos sem demonstrar motivação específica”, frisa.

Além disso, a própria lei de licitação tem tido avanços e aumentado sua transparência, de acordo com ele: com o pregão eletrônico e atualização em tempo real nos portais dos tribunais de contas dos municípios em cada estado. (Alan Santiago - alan@opovo.com.br)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee