Pages

quarta-feira, 27 de março de 2013

QUE O PAPA FRANCISCO FAÇA A REABILITAÇÃO DO PADRE CÍCERO, O SANTO DO POVO

Por .   Postado  quarta-feira, março 27, 2013   Sem Comentários


                                padrecicero

Não sou profeta! Mas quem sabe se uma retrospectiva dos acontecimentos nos ajuda a prever o futuro! 2001: Dom Newton de Holanda Gurgel, bispo de Crato, recebe uma carta do Núncio Apostólico, via CNBB. 

O cardeal Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, deseja consultar sobre o interesse em se reabrirem os arquivos sobre o padre Cícero. Dom Newton responde pela afirmativa, confiando ao seu sucessor esta missão.

2005: Falecimento do papa João Paulo II, eleição do cardeal Ratzinger: Bento XVI.

2006: Após cinco anos de estudos dos arquivos, dom Fernando Panico, bispo de Crato, apresenta ao cardeal Levada, novo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, a petição em favor da “reabilitação canônica de Padre Cícero Romão Batista”, apoiada por um abaixo-assinado de 264 bispos brasileiros. 
Até hoje, nenhuma resposta de Roma: apenas o anúncio que os documentos enviados estão com os peritos. E se estivessem ocupados ao estudo de outros assuntos mais urgentes?

2013: O papa Bento XVI renuncia. O argentino Jorge Bergoglio é eleito papa.

Mas quem é ele? O mundo observa, comenta, deduz… Observo alguns fatos. O primeiro: “Como eu queria uma Igreja pobre, para os pobres!”, declara o papa Francisco, no encontro com jornalistas, no dia 16. E confidencia: “Durante a eleição, estava perto do arcebispo emérito de São Paulo, Claudio Hummes, um grande amigo. 

Quando as coisas se tornaram perigosas, ele me reconfortou. Quando os votos chegaram aos 2/3, ele me abraçou e me falou: ‘Não esqueça os pobres!’ Imediatamente, pensei em Francisco de Assis”.

O segundo fato: naquele mesmo dia, voltando para a casa Santa Marta, onde os cardeais se hospedam no Conclave, Francisco faz questão de voltar de ônibus! E escolhe sentar-se junto a outro amigo: “Perto de você, Raimundo Damasceno”! (cardeal de Aparecida).

O papa Francisco conhece bem alguns bispos do Brasil, aqueles mesmos que assinaram a petição em favor da reabilitação do Patriarca de Juazeiro!

Quem sabe se, no próximo encontro, o cardeal Hummes sussurra no ouvido do amigo: “Francisco, não esqueça o padre Cícero, padrinho dos pobres”! Quem sabe se, na Jornada Mundial da Juventude, o presidente da CNBB, o cardeal Damasceno se senta no ônibus, junto ao papa Francisco e lhe confia baixinho: “Assinei, com 264 confrades, o pedido de reabilitação do padre Cícero, mas a resposta de Roma não chegou!”

O Espírito Santo sopra onde e como quer! Quem sabe se minhas previsões não se tornam realidade?

* Annette Dumoulin
Coordenadora da pastoral Diocesana de Romaria (Crato) e doutora em Psicologia da Religião.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee