Pages

quinta-feira, 21 de março de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA AFIRMA QUE POSIÇÃO DO PASTOR MARCO FELICIANO É INSUSTENTÁVEL

Por .   Postado  quinta-feira, março 21, 2013   Sem Comentários


                 
O deputado federal Pastor Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos
Foto: Ailton de Freitas / O Globo

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, criticou nesta quinta-feira o clima de “radicalização” na Comissão de Direitos Humanos, comandada pelo pastor Marco Feliciano (PSC-.SP). Segundo ele, a situação ficou “insustentável” e até terça-feira da próxima semana será resolvida.

— Eu espero até no máximo terça-feira uma decisão sim. Agora passou a ser também responsabilidade do presidente da Câmara dos Deputados — afirmou.

Henrique Alves garantiu que a Casa vai encontrar uma decisão “a curtíssimo prazo” e reforçou que o impasse não pode continuar.

—Virou um clima de radicalização que esta Casa não pode aceitar. Essa Casa tem que primar pelo equilíbrio, pela serenidade, pela objetividade, pelo trabalho parlamentar. E do jeito que está se tornou insustentável a situação. Eu asseguro que será resolvida até terça-feira da semana que vem.

O presidente da Câmara passou o dia de ontem tentando convencer Feliciano – e o próprio PSC- a renunciar ao cargo, mas o parlamentar resiste. Ele queria uma solução ontem mesmo, o que não ocorreu.

— Eu continuo e sou presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados — afirmou Feliciano ao “G1” e à TV Globo, ao deixar o gabinete da liderança do partido.

Indagado se poderia renunciar, ele disse:

— Eu não quero falar sobre isso.

Feliciano passou a tarde sentado no plenário e era abordado por outros parlamentares. Seu chefe de gabinete, Talma Bauer, garantia que ele não renunciaria:

— Claro que não vai renunciar. Por causa de 18 baderneiros que vão fazer barulho lá na comissão?! Ele tem muito apoio e foi escolhido de forma legítima.

Marco Feliciano só deixa a presidência da comissão se quiser renunciar. Nem o presidente da Câmara tem poderes para destituí-lo do cargo uma vez que o parlamentar foi indicado pelo partido para o posto e eleito presidente da comissão. Essa é a razão de tantos apelos. A maioria da bancada de seu partido está contra sua permanência. 

E a pressão na Casa aumenta. A oposição ao pastor já inclui quase todos os partidos, como ficou demonstrado num ato ontem contra sua manutenção no cargo.

Conselho presidido por Maria do Rosário cobra explicações de pastor

Presidido pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) divulgou nota nesta quinta-feira em que critica as declarações de "conteúdo discriminatório, racista e homofóbico" atribuídas a Marco Feliciano. 

Na nota, o órgão diz que o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara deve esclarecimentos sobre essas afirmações.

O conselho diz ainda que a comissão da Câmara é um espaço dos movimentos sociais e que sempre foi integrada por parlamentares inequivocadamente envolvidos com os direitos humanos.

"O conselho expressa sua preocupação ante a escolha do Deputado Marco Feliciano (PSC) para presidir a Comissão de Direitos Humanos, bem como exortar o referido parlamentar a que preste os devidos esclarecimentos acerca das declarações que lhe são atribuídas e a que observe, no exercício de seu mandato, o mais elevado nível de compromisso e de observância das leis e políticas nacionais aplicadas à garantia e ao respeito aos direitos humanos de todos cidadãos", diz o documento, que segue:

"O conselho reafirma o seu compromisso em favor do enfrentamento a toda e qualquer forma de discriminação, seja ela motivada por cor, raça, nacionalidade ou origem, orientação sexual ou identidade de gênero, religião ou opinião política, entre outros fatores.

Maria do Rosário tem atuado diretamente junto ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para que Feliciano renuncie ao cargo.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee