Pages

sábado, 23 de março de 2013

MINISTRA DO TSE EMITE PARECER SOBRE FRAUDE EM CONVENÇÃO PARTIDÁRIA

Por .   Postado  sábado, março 23, 2013   Sem Comentários

                               

Em decisão individual, a ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou extintas as penas impostas a Orpheu dos Santos Salles e Jorge Sanfins Esch, condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) por fraude a uma convenção do Partido Trabalhista Nacional (PTN) em 2003. 

Eles foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por terem simulado uma assembleia geral que serviu para alterar o estatuto do partido. 

O TRE-DF concluiu que inserir declaração falsa em documento particular, simulando a realização de assembleia, caracteriza o crime descrito no artigo 350 do Código Eleitoral. Já o uso desse documento falsificado, 



convocando reuniões para ratificação da suposta assembleia, caracteriza o crime descrito no artigo 353 do Código Eleitoral. Orpheu dos Santos Salles e Jorge Sanfins Esch foram condenados a uma pena de dois anos de reclusão, substituída por penas restritivas de direitos.




Ministra Luciana Lóssio em sessão extarordinária do TSE
Ao decidir, a ministra Luciana Lóssio afirmou que, como a acusação não recorreu da sentença, o prazo de prescrição da pretensão punitiva tem como parâmetro a pena aplicada. Fixada essa pena em dois anos, o prazo prescricional é de quatro anos, conforme o Código Penal.

“Assim, transcorrido lapso superior a quatro anos entre a publicação da sentença condenatória - último marco interruptivo - e a presente data, é de se reconhecer a extinção da punibilidade na hipótese vertente”, afirmou a ministra na decisão. T S E

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee