Pages

sexta-feira, 1 de março de 2013

LULA SOBRE O MENSALÃO; 'O QUE A CORTE DECIDIU ESTÁ DECIDIDO E ACABOU"

Por .   Postado  sexta-feira, março 01, 2013   Sem Comentários

                   Faixa estendida no hotel onde aconteceu seminário que comemorou os dez anos do PT no governo, em Fortaleza Foto: Flávio Freire/O Globo

Logo depois de discursar para membros do Diretório Nacional do PT, em Fortaleza, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou polemizar a fala do presidente do STF, Joaquim Barbosa, de que as penas impostas aos mensaleiros devam ser aplicadas até 1º de julho

Lula afirmou que não daria palpite nas decisões da Corte. Porém, numa conversa a portas fechadas com a cúpula partidária, ele defendeu que o partido não pode assumir a responsabilidade dos erros individuais.


— Quem errou tem que ser punido, não é o partido que tem que pagar — dissera Lula, segundo interlocutores.

— Não dou palpite sobre a Suprema Corte, o que decidiu está decidido, e acabou. Posso concordar ou não, mas jamais darei palpite, até porque fui presidente e muitos deles (ministros) foram escolhidos por mim. Portanto, não dou palpite — disse ele, que também retomou a discussão em torno da eleição 2014.

Indagado sobre a ideia ventilada pelo governador cearense Cid Gomes para que Eduardo Campos seja candidato a vice na chapa de Dilma Rousseff, ano que vem, Lula também saiu pela tangente. Afirmou, no entanto, que o governador pernambucano tem hoje uma personalidade "que dá o direito de desejar qualquer coisa".

— Temos que construir uma aliança muito forte. E o Eduardo (Campos) tem uma personalidade que lhe dá o direito de desejar qualquer coisa. Mas não cabe a mim discutir se alguém é bom ou não de vice, a Dilma é quem escolhe, mas como ela tem boa relação com o PSB e com o Eduardo, no final, entre mortos e feridos, todos se salvarão — disse Lula.

A declaração de Barbosa acendeu o sinal vermelho no encontro do Diretório Nacional do PT, que acontece nesta sexta e sábado em Fortaleza.

Na conversa a portas fechadas, Lula usou uma metáfora. Disse que, assim com uma família, o partido também tem dificuldade de vigiar os passos de todos os seus filiados.

— Quando uma família tem dois filhos, certamente fica mais fácil de tomar conta deles. Agora, quando se tem 10, alguma coisa escapa — disse Lula.

Na quinta-feira à noite, durante seminário pelos 10 anos do PT no governo, Lula foi contundente em seu discurso, e disse que “quem errou, tem que ser punido”, embora sem referência direta ao escândalo do mensalão. 

Ontem, no diretório nacional, ele também não citou nomes.
Entretanto, a declaração do presidente do STF criou um mal-estar no encontro dos petistas, que passaram a defender o direito a ampla defesa.

— Evidentemente que esse processo tem que analisar a natureza dos erros e a incidência disso na natureza partidária. O Lula tem razão quando diz que quem errou deve ser punido, essa é a regra básica do estado de direito, mas a mesma Justiça que condena tem que saber inocentar - disse o líder do PT na Câmara José Guimarães, cujo um de seus assessores foi preso no aeroporto de Congonhas com R$ 200 mil em uma mala e US$ 100 mil escondidos na cueca;

Para o deputado Devanir Ribeiro, todos os acusados do escândalo têm que ter o direito de se defender. Segundo ele, não há provas concretas contra os petistas. Ainda assim, diz concordar com o Lula sobre a necessidade de se pagar pelos erros cometidos.

- Dentro do governo ou do partido, quem errou tem que pagar. Quem mais defendeu a autonomia do Ministério Público fomos nós (PT). Mas eu acho que não existiu mensalão, assim como acho que o Dirceu não é chefe de nenhuma quadrilha - disse ele.

O senador Eduardo Suplicy também defendeu o amplo direito à defesa. Ao chegar para o encontro, pouco depois de distribuir cartilhas sobre o projeto renda mínima aos jornalistas da região, o senador defendeu punição, se for o caso, mas, segundo ele, só depois de se avaliar todos os argumentos.

- Quem cometeu erros graves que seja punido pela lei, mas eu defendo o direito de defesa. Todos os que foram condenados pelo STF estão aprimorando seus respectivos recursos, e uma vez apresentados esses recursos, vamos esperar uma nova análise da Justiça - disse Suplicy.


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee