Pages

quinta-feira, 14 de março de 2013

DOM ODILO SCHERER TROCARÁ SÃO PAULO PELO VATICANO

Por .   Postado  quinta-feira, março 14, 2013   Sem Comentários

                                  
Dom Odilo discursa na Capela Sistina
Foto: AP

A escolha do cardeal argentino Jorge Bergoglio, Francisco I, para assumir o posto mais alto da hierarquia católica deverá levar o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, a assumir cargo de destaque na Cúria Romana e a trocar São Paulo pelo Vaticano. 

Nesta quarta-feira, antes mesmo da escolha, amigos e familiares do cardeal brasileiro já falam da possibilidade dele permanecer em Roma após o Conclave do Vaticano, onde integra departamentos da Cúria Romana, como a Pontifícia Comissão para a América Latina e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. 

Com um Sumo Pontífice da América do Sul, a chance dele mudar-se para o Vaticano, na avaliação de pessoas próximas, tornou-se "praticamente certa". O pároco da Catedral de Toledo, Inácio Scherer, primo do arcebispo de São Paulo, acredita que o cardeal brasileiro deverá deixar o país já em 2013.


Se Francisco I tiver observado com atenção as discussões durante os encontros, ele já tomará decisões sobre o futuro pontificado, já que a Santa Sé precisa de pessoas de confiança. Eu tenho quase certeza de que ele não vai ficar mais que um ano no Brasil e será convidado para um trabalho no Vaticano - afirmou.

O arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, também bispo em Toledo, tem opinião semelhante. Para ele, é natural que Francisco I componha uma equipe com a presença de cardeais da América Latina, entre eles o arcebispo de São Paulo. 

Na avaliação dele, se não imediatamente, mais cedo ou mais tarde o caminho de Dom Odilo Scherer "será em Roma, e não mais em São Paulo". O religioso não considerou que a polarização feita pela imprensa internacional entre Odilo Scherer e Angelo Scola tenha prejudicado a candidatura do cardeal brasileiro e confessou que se surpreendeu com a escolha de Jorge Bergoglio. 

Para ele, o nome Francisco I não poderia ser melhor para o argentino.- O nome Francisco I não poderia ser melhor: é o retrato dele. Ele é um homem simples, desapegado, humilde e sem protocolos. É um homem que viveu no meio do povo e o conhece bem - disseA fumaça branca nem bem havia coberto os céus do Vaticano quando os sinos da Catedral de Toledo começaram a ressoar. 

O aviso levou os pedestres da cidade onde viveu Dom Odilo Scherer a buscarem às pressas por uma televisão em restaurantes e bares. A expectativa de que o cardeal brasileiro fosse o nome anunciado era grande. Na casa da família do arcebispo de São Paulo, o clima era de tensão. 

O professor Flávio Scherer, irmão do cardeal brasileiro, não escondia o nervosismo. Com o anúncio, ele admitiu surpresa.- Não esperava e não estava nas expectativas, sobretudo pela idade. Ele foi eleito com 76 anos, quase a mesma idade do Papa Bento XVI. 

As previsões iniciais eram de um nome mais jovem. 

De qualquer forma, com um nome argentino, a Igreja Católica do Brasil receberá mais atenção - afirmou.Nas ruas de Toledo, os fieis confessaram desapontamento. 

Para o motorista Valmir Correli, de 62 anos, a cidade, que torcia pelo seu ilustre morador, sai um pouco frustrada com o resultado. 

A dona de casa Adriana Saladini, de 43 anos, reconhece que havia muita esperança pela eleição do cardeal brasileiro e brincou com a rivalidade entre Brasil e Argentina.

- Nós esperávamos que fosse o Dom Odilo Scherer. Isso nos frustrou um pouco, principalmente pelo fato do novo papa ser argentino - afirmou.O GLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee