Pages

sábado, 16 de março de 2013

DOM CLÁUDIO HUMMES, ARTICULOU A VITÓRIA DO PAPA FRANCISCO

Por .   Postado  sábado, março 16, 2013   Sem Comentários




A eleição que definiu a vitória do novo papa Francisco teve a participação determinante de um cardeal brasileiro. Mas não se trata de dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e considerado um dos favoritos para o trono de Pedro. 
Nos bastidores, o brasileiro que influenciou foi o arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, que mobilizou votos para Francisco, coordenou a busca por apoios e atuou justamente para encontrar um nome de mediação caso os favoritos dom Angelo Scola e dom Odilo não se mostrassem fortes suficientes na votação.


De acordo com o jornal Il Messaggero, dom Cláudio teve papel central no processo de criação de consenso em torno do nome do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio. Não por acaso, foi o arcebispo emérito de São Paulo quem saiu ao balcão junto com Bergoglio quarta-feira, quando o nome do novo papa foi anunciado. 
Foi o próprio Francisco quem pediu a companhia dele, como uma gratidão pelo lobby que o brasileiro coordenou e pela proximidade dos dois de décadas.


A votação teria chegado a um impasse. Nem dom Odilo nem dom Angelo conseguiram o apoio dos grupos opostos e logo ficou claro que, apesar de favoritos, não eram nomes de consenso. O cardeal canadense Marc Oeullet também despontou, mas sem votos suficientes.


Dom Odilo, nome defendido pela Cúria, ainda foi vítima de uma verdadeira revolta de vários cardeais, que se recusaram a votar pelo “partido romano”, como passou a ser conhecido o grupo que defendia os príncipes no poder - amplamente acusados de terem jogado a Igreja em pleno terremoto de polêmicas.


A eleição caminhou para um impasse. Foi nesse momento que o trabalho silencioso de dom Claudio deu resultado. Segundo o jornal, quando o brasileiro entendeu que havia um impasse e que os favoritos estariam cedendo espaço, deu o sinal para que o bloco de apoio ao argentino entrasse em ação e buscasse de forma individual outros votos de apoio a Bergoglio.


Dom Claudio é um velho amigo de Bergoglio e já em 2005 havia apoiado o argentino no conclave que elegeu Joseph Ratzinger. Naquele momento, porém, o alemão era franco favorito. Desta vez, parece ter montado um plano de sucesso.o povo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee