Pages

terça-feira, 19 de março de 2013

CRATEÚS PODE FICAR SEM ÁGUA

Por .   Postado  terça-feira, março 19, 2013   Sem Comentários



Soluções concretas para o iminente colapso no abastecimento d´água e medidas emergências para socorrer os agropecuaristas no provimento de alimentação para os seus rebanhos.




Esses foram os principais problemas debatidos pela população crateuense na audiência pública realizada na manhã de ontem, no Teatro Rosa Moraes pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, para tratar da escassez de água.

Trabalhadores, autoridades e representantes da sociedade civil organizada participaram do encontro e reivindicaram perfuração de poços profundos, resoluções ágeis no transporte do milho para a venda em balcão e alternativas para o abastecimento de água. Os parlamentares Nenen Coelho, deputado que solicitou a Audiência, e Hermínio Resende, ambos representantes da região, conduziram os debates.

O Açude Carnaubal, que abastece a cidade, está com apenas 7,5% da sua capacidade e, se não ocorrerem intensas chuvas nos próximos dias, somente proverá a cidade com água até o dia 31 deste mês. A partir de abril será utilizado o volume morto do reservatório, com a distribuição de água sendo feita por meio de bombeamento. Pecuaristas sofrem para alimentar seus animais desde ao ano passado. Agricultores lamentam a ínfima safra do ano passado e a falta de chuvas neste ano para o desenvolvimento da lavoura.

De acordo com o presidente da Cogerh, Rennes Frota, que apresentou uma breve exposição sobre a realidade atual do Açude Carnaubal e dos reservatórios existentes nos municípios vizinhos a Crateús, as alternativas que serão utilizadas pelo órgão para evitar o colapso no abastecimento de água da cidade serão baseadas na transferência hídrica dos Açudes Jaburu II, do vizinho município de Independência, e do Flor do Campo, de Novo Oriente.

"Essas são as alternativas que utilizaremos para evitar o colapso no abastecimento em Crateús, mas, para isso, será necessário que a água seja usada prioritariamente para o consumo humano. Estamos estudando outras formas de aproveitamento desta água que ainda existe nos reservatórios", ressaltou.

Medidas urgentes

O vice-governador Domingos Filho, presente à audiência, informou que o governador Cid Gomes terá um encontro com a presidenta Dilma Rousseff na próxima semana, ocasião em que apresentará as demandas do Estado no que concerne ao socorro urgente aos agricultores prejudicados pela estiagem.

Para o abastecimento de água na zona rural, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins informou que será ampliada a Operação Pipa e que o governador também marcará presença em Brasília, junto aos Ministérios, solicitando soluções para o Estado.

Na pauta do governo estadual estão os pedidos de liberação de mais recursos públicos para a perfuração de poços profundos no Interior, transporte do milho por meio portuário e ferroviário e a criação de um programa de venda de forragem para os pecuaristas alimentarem seus rebanhos.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee