Pages

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ELIANA CALMON É A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR O STJ

Por .   Postado  quinta-feira, janeiro 17, 2013   Sem Comentários


A corregedora-nacional de Justiça, Eliana Calmon (Foto: Elza Fiúza/ABr)

A ministra Eliana Calmon, ex-corregedora nacional de Justiça, assume nesta quinta-feira (17), interinamente, a presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do STJ, ministro Felix Fisher, que até esta quarta (16) foi o responsável pelo plantão do tribunal, entrará em férias.
Primeira mulher a ocupar um assento no STJ, a magistrada será também a primeira representante feminina na presidência do tribunal. Ela permanecerá na presidência até o dia 31, quando se encerra o recesso do Judiciário.
Nas próximas duas semanas, Eliana Calmon acumulará a presidência e a vice-presidente do tribunal, já que o vice do STJ, ministro Gilson Dipp, está afastado de suas funções devido a problemas de saúde. O magistrado, de 68 anos, se recupera de uma cirurgia abdominal e de uma pneumonia.
Baiana de Salvador, Eliana Calmon ganhou popularidade após protagonizar polêmicas com integrantes do Judiciário, entre os quais o ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Cézar Peluso. 
Em 2011, quando Peluso presidia o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon declarou em uma entrevista que havia “bandidos escondidos atrás da toga”. Na ocasião, discutia-se a possibilidade de o Supremo reduzir o poder do CNJ de fiscalizar atos praticados por juízes.
O mandato de Eliana como corregedora se encerrou em setembro do ano passado. Desde então, ela acumula suas atribuições de ministra do STJ com a direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee