Pages

domingo, 30 de dezembro de 2012

A GESTÃO ROBERTO CLÁUDIO

Por .   Postado  domingo, dezembro 30, 2012   Sem Comentários



Se por oito anos a prefeita Luizianne Lins (PT) teve temperamento intempestivo e polêmicos rasgos verborrágicos como grande marca, Roberto Cláudio (PSB) chega ao poder para imprimir outra identidade à gestão municipal. 
 Tecnocrata, cauteloso e pragmático - como ele próprio se define - o prefeito eleito que assumirá o Palácio do Bispo, no Paço Municipal, a partir de terça-feira, conjectura levar marca oposta à da atual administração do Município. Da era da emoção à era da razão. No olhar dos que confabulam e profetizam os caminhos políticos da quinta capital do País, a cara da próxima gestão de Fortaleza será prioritariamente de diplomacia.

De perfis antagônicos, Luizianne e Roberto Cláudio se encontrariam na tarde do dia 1º para firmar a passagem de poder em Fortaleza. O encontro se daria, não fosse o fato de a prefeita já ter adiantado que não pretende participar da solenidade de transferência de cargo, “mera formalidade”, diria ela.

E se por pelo menos seis anos Luizianne agarrou-se à popularidade do então presidente Lula como grande trunfo, Roberto Cláudio também terá suas cartas na manga. Chega ao poder com as bênçãos e parceria do grupo político que tornou-se hegemônico no Estado. Mais do que aliado, o clã Ferreira Gomes (PSB) poderá mostrar-se como orientador, uma espécie de guru do prefeito eleito. De quebra, Roberto Cláudio terá livre acesso à presidente Dilma Rousseff (PT).

Com imenso leque de aliados, RC terá o apoio do Governo do Estado e retribuirá apoio com mais apoio. A política de uma mão lava a outra poderá ganhar a Capital pelos próximos anos. Embora diga-se independente, o futuro prefeito não se atreverá a travar batalhas com Cid Gomes. Terá no chefe do executivo estadual prioritariamente um braço amigo.

Ainda que Luizianne e Cid fossem aliados políticos, o temperamento da quase ex-prefeita entrou em choque com o de Cid por diversas vezes, até levar a desgaste que provocou o rompimento entre os dois. Enquanto de um lado Luizianne fez questão de dizer que “não se dobrou”, Cid já repetiu que a prefeita muitas vezes quis “impor”. A diplomacia de Roberto Cláudio e Cid Gomes e o respeito à liturgia do cargo comum a ambos deverá apontar para uma relação sobretudo de serenidade.

“Sou diplomático mesmo. Sou um homem que evita conflitos até a última instância. Estar brigando dissipa a energia e o foco do que interessa. Acho que um prefeito que passa o tempo dissipando energia com conflitos, criando factoides, apenas vai gastar energia quando poderia estar pensando no desenvolvimento da cidade”, disse RC.

Saudável ou não, só o tempo dirá a que levou a relação amistosa entre governador e prefeito.  
O POVO tenta projetar qual será a marca que ficará do governo Roberto Cláudio daqui a quatro anos. Nas palavras do próprio, em dezembro de 2016, no fim de seu mandato, será lembrado como a gestão “de resultados”.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee