Pages

sábado, 23 de junho de 2012

BNB:RELATÓRIO DAS FRAUDES JÁ ESTAVA PRONTO EM DEZEMBRO

Por .   Postado  sábado, junho 23, 2012   Sem Comentários



 As fraudes e desvios de recursos da ordem de R$ 100 milhões, no Banco do Nordeste (BNB), divulgadas no início deste mês pela revista Época, após "vazamento" de documento do Ministério Público Federal (MPF), eram de conhecimento da diretoria e presidência do banco e já haviam sido inclusive auditadas pelo Comitê de Auditoria do BNB, desde o fim do ano passado.
No entanto, as irregularidades praticadas, os valores desviados, bem como os nomes das dez empresas, clientes e funcionários que estariam envolvidos foram mantidos em "sigilo" da população, até o fim de maio último.




Ex-presidente do BNB, João Melo, disse que se fosse indicado para assumir novamente a presidência , "não deixaria passar em branco" 


"Já foi tudo apurado no ano que passou. Temos os nomes de todos os envolvidos e todas as ações (fraudes) apuradas, desde o fim do ano passado. O BNB começou a apuração (das denúncias) a partir de agosto de 2011", confirmou ontem, o presidente do Comitê de Auditoria Interna do BNB e Controlador e Ouvidor Geral do governo do Estado do Ceará, o economista, João Alves de Melo. Conforme disse, os relatórios já foram encaminhados ao MPF, à Corregedoria Geral da União (CGU) e à Polícia Federal.

Segundo João Melo, que já foi presidente do BNB, no período de 1992 a 1995, no governo de Itamar Franco, "os relatórios já estão conclusos na sua parte substancial". Ele ressaltou, no entanto, que ainda estão sendo finalizadas as investigações das fraudes praticadas no âmbito das operação do Pronaf, em Limoeiro do Norte.

Punições

"São (fraudes) da ordem de R$ 3 milhões e envolvem cerca de 16 pessoas do banco", declarou João Melo, explicando que os possíveis envolvidos já estão em processo indicativo no Comitê de Aplicação de Penalidades (Comap), da instituição. "Todos esses processo estão sendo analisados no Comap e não vai demorar muito (para sair as punições). Até julho será finalizado", acrescentou. Conforme explicou, as penalidades serão definidas, caso a caso, a exemplo do que já ocorreu com outros envolvidos nas fraudes das agências Metro Bezerra de Menezes e Centro-Fortaleza, de onde funcionários foram afastados e colaboradores demitidos.

"As punições estão sendo definidas individualmente", disse o presidente do Comitê de auditoria do BNB. Em relação ao chefe de gabinete, Roberto Gress, o economista João Melo explicou que ele foi afastado das funções devido à proximidade familiar com pessoas envolvidas em algumas das fraudes, no caso os cunhados. "Ele foi afastado porque perdeu a confiança do presidente do banco - Jurandir Santiago", justificou João Melo.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee