Pages

domingo, 24 de junho de 2012

60 ANOS DE BNB

Por .   Postado  domingo, junho 24, 2012   Sem Comentários


O BNB de que o Nordeste precisa





O Banco do Nordeste não é perfeito. Burocracia demais, recursos insuficientes, falta de assistência técnica. Os problemas são inúmeros e complexos. Porém, nada tira o mérito da instituição, que aos poucos ajuda a transformar a parte mais pobre do País numa região de empreendedores, de pessoas que olham para o futuro com esperança e sonhos. Seja para financiar a grande fábrica de cerâmica, seja para apoiar a dona-de-casa que vende cosméticos a ganhar sua independência financeira, o banco está apto a desembolsar recursos. Coisa que outras instituições públicas, como o próprio Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que teria no “S” uma missão social de nascença, não cumprem - com os olhos e os esforços mais voltados para os “grandes”.
O que torna ainda mais grave todo e qualquer tipo de desvio de recursos ali dentro. É inadmissível que gestores de um banco de fomento da região mais pobre do País desviem parte dos recursos para se beneficiar ou para favorecer políticos que os apadrinham. Essas situações, expostas nas últimas semanas pelo O POVO, precisam ser apuradas e os responsáveis, exemplarmente punidos.
Contudo, isso não pode significar nunca penalizar o banco, ou enfraquecê-lo. O BNB é importante demais para os Estados do Nordeste, como mostram os números dos investimentos na região (veja quadro na página 32). Bilhões de reais investidos em pequenos e grandes empreendimentos, que significam um reforço importante na busca pelo desenvolvimento econômico e, porque não, pelo fim da pobreza.
Agora, mais do que nunca, é hora de fortalecer o banco. E, para isso, é importante que o Ministério da Fazenda e a própria presidente Dilma Rousseff tomem a instituição como um espaço prioritário, que merece um olhar especial e, sobretudo, técnico. Isso não significa que a política deixará de influenciar o banco, mas que esta ficará restrita à formulação das políticas de investimentos, determinando prioridades e focos. Nada de favorecimentos partidários ou pessoais. O Nordeste precisa do BNB forte.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee