Pages

domingo, 26 de abril de 2026

TSE: TERMINA O PRAZO DE VISTA SOBRE PROCESSO DE CASSAÇÃO DOS DEPUTADOS DO PL NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  domingo, abril 26, 2026   Sem Comentários




O prazo de vista no processo que apura suposta fraude à cota de gênero 
envolvendo deputados estaduais do Partido

Liberal (PL) no Ceará se encerrou nesta sexta-feira, 24, liberando os autos para inclusão em pauta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, o TSE pode julgar o processo nas próximas sessões da instância.


A data foi informada pela deputada estadual Dra. Silvana (PL), envolvida no processo. Ela e os deputados estaduais Alcides Fernandes, Carmelo Neto e Marta Gonçalves — atualmente filiada ao PSB — podem ter seus mandatos cassados ou sofrer manutenção dos mandatos, caso os ministros do TSE votem em desfavor dos parlamentares.


Ao O POVO, a deputada disse ainda não saber quando o processo será incluído em pauta, e que está aguardando atualizações

“Falei com a doutora que está advogando para a gente. Eu me preocupei, porque vi no jornal. ‘Será que então terminou o prazo? Será que já vai ser imediatamente postado?’ Ela disse que, necessariamente não, que ainda não tem a pauta, que me informaria se estivesse em pauta, mas até agora não está sabendo”, explicou Silvana.


A análise do caso havia sido suspensa em 24 de fevereiro deste ano, após pedido de vista do ministro do TSE André Mendonça durante a sessão. Decorridos 30 dias, o magistrado solicitou prorrogação do prazo, que agora chega ao fim.


Originalmente, o processo foi fruto de um pedido de cassação movido por Adelita Monteiro (PT), na época no Psol, em 2022. Em seguida, a federação PT/PCdoB/PV também entrou com questionamento. A acusação sustenta que o PL Ceará teria lançado candidaturas femininas fictícias ou sem consentimento apenas para cumprir o mínimo legal de 30% de candidaturas de um gênero nas chapas proporcionais, como exige a legislação eleitoral.


A ação foi julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) em maio de 2023, quando foi decidido pela Corte que toda a bancada do PL nas eleições de 2022 deveria ter o mandato cassado. Os deputados entraram com recurso na decisão, e o caso foi encaminhado para o TSE, última instância de julgamento.


Com relatoria do ministro Antônio Carlos Ferreira, o TSE iniciou o julgamento do caso em novembro de 2025. De início, o relator votou para reconhecer parcialmente a existência de fraude à cota de gênero, indicando a cassação dos mandatos de Carmelo e Alcides, e a manutenção dos mandatos de Marta Gonçalves e Dra. Silvana.


Ferreira ainda votou pela inelegibilidade, por oito anos, do deputado federal Acilon Gonçalves (PSB), na época presidente estadual do PL, e de Carlos Henrique Magalhães Ferreira, então secretário da sigla, apesar de o TRE ter livrado os dois de punições. Nesta sessão, o ministro Sebastião Reis pediu vista e o julgamento só foi retomado em fevereiro.


Na retomada do julgamento, Reis decidiu acompanhar o voto do relator ao rejeitar as questões preliminares do processo. No mérito, apresentou divergência parcial e votou por negar os recursos apresentados pela bancada do PL e acolher os recursos do Ministério Público Eleitoral (MPE) e de Adelita Monteiro em relação à aplicação da pena de inelegibilidade.


Ainda faltam votar os ministros Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha, Nunes Marques e a presidente do TSE, Cármen Lúcia. O POVO

RP: ACOMPANHE TODOS OS DETALHES NA RÁDIO PALHANO WEB COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, A PARTIR DO MEIO DIA. NÃO PERCA!!

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 Ipu em Foco - Radialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee