Em mais um encontro para definir as estratégias de segurança para a realização da eleição suplementar no
município de Santa Quitéria, que ocorrerá no próximo dia 26 de outubro, o presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Emanuel Leite Albuquerque, reuniu, na manhã desta segunda-feira (13), representantes das forças de segurança, na sala do Pleno do TRE, em Fortaleza. Na ocasião, foram apresentados os planejamentos para o pleito eleitoral.Também participaram da reunião, representando o Regional cearense, o presidente da Comissão Permanente de Segurança, desembargador Luiz Evaldo Gonçalves; o desembargador eleitoral Maximiliano Cavalcanti; o juiz auxiliar da Presidência, Alisson Simeão; a diretora-geral Orleanes Cavalcanti; a assessora de Segurança e Inteligência, Maria Carolina Santos Barreira; e a assistente da Unidade Militar, coronel Fátima de Paula. A juíza da 54ª Zona Eleitoral, Rosa Cristina Ribeiro, e o chefe do Cartório, Joclean Soares, participaram de forma virtual.
Representando as forças de segurança, compareceram: o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Roberto Sá; o superintendente Regional da Polícia Federal no Estado, delegado federal José Antônio Simões de Oliveira Franco; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Ceará, Nabupolasar Alves Feitosa; o representante da 10ª Região Militar, major Thiago Cripriano; o promotor eleitoral do Ministério Público do Estado (MPCE), José Luciano da Silva; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado (PMCE), coronel Sinval Sampaio; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Cláudio Barreto; e outras autoridades.
O presidente em exercício do TRE destacou o alinhamento entre as instituições. “Estamos alinhados para que as eleições ocorram de forma tranquila, democrática e que a população se sinta segura para exercer o seu direito de votar. Acreditamos que teremos uma eleição em paz”, disse.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, reforçou que está empregando reforço adicional de segurança em Santa Quitéria, por ser o único município cearense com eleição no dia 26 de outubro. Ele destacou, ainda, que o plano de segurança poderá ser reajustado conforme as necessidades.
Os representantes da PMCE e da PCCE informaram que já iniciaram o reforço da segurança na cidade, com distribuição estratégica de efetivo, para prevenir ocorrências e fortalecer ações de inteligência. O Corpo de Bombeiros enfatizou que as equipes estarão de prontidão para atuar em ações de atendimentos, segurança e prevenção.
A Polícia Federal destacou o trabalho voltado à prevenção e à repressão de crimes eleitorais e ações de inteligência e monitoramento na cidade. Já o Exército Brasileiro apresentou o quantitativo de militares e viaturas que estarão à disposição da Justiça Eleitoral durante o pleito.
O juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Alisson Simeão, lembrou que o pedido de força federal foi aprovado pelo Governo do Ceará e pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, restando apenas a aprovação do presidente da República.
Por fim, a coronel Fátima de Paula, assistente da Unidade Militar do TRE-CE, informou que equipes do Tribunal estiveram em Santa Quitéria na semana passada realizando vistorias no Cartório Eleitoral e em locais de votação, a fim de garantir a segurança e o bom funcionamento do processo.
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Instagram: @radiopalhano_web
Youtube- @adiopalhanoweb
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.