Pages

sábado, 26 de fevereiro de 2022

POR QUE A RÚSSIA NÃO QUER QUE A UCRÂNIA FAÇA PARTE DA OTAN

Por ipuemfoco   Postado  sábado, fevereiro 26, 2022   Sem Comentários


Vladimir Putin, presidente russo, já afirmou que a causa do conflito com Ucrânia é o fato do país querer ingressar a Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan)


A organização foi fundada em 1949, depois da Guerra Fria, com objetivo de estabelecer um apoio militar entre os países participantes.


Feita entre países da América do Norte e Europa, a Otan visava proteger os países da Europa da expansão da extinta União Soviética e combater o comunismo após a Segunda Guerra. De início, eram doze países. Hoje, já são 30.


O principal benefício dos países integrantes da Otan é o apoio bélico e a defesa coletiva, artigo 5º do Tratado. Ou seja, mesmo que a força militar de um país sozinho seja pouca, com o apoio vindo de seus aliados, pode se tornar enorme.

Quando a União Soviética acabou, em 1991, as 15 regiões que a compunham se tornaram países independentes. A Rússia é a grande herdeira da hegemonia soviética, inclusive no arsenal bélico e nuclear. E a Ucrânia é o segundo maior país da Europa, perdendo apenas para a Rússia.

Apesar de não integrar a Otan, a Ucrânia faz fronteiras com vários países que assinaram o Tratado e é vista como uma importante aliada do grupo. Qualquer ameaça nestas fronteiras seria crucial para que as forças da Otan fossem acionadas. 

Caso a Ucrânia ingresse de fato na Otan, Putin entende como uma ameaça, pois a força bélica e nuclear do país ucraniano serão multiplicadas e a Rússia corre o risco de perder sua hegemonia no Leste Europeu.

Os russos já chegaram, inclusive, a pedir que a aliança não se expandisse para o Oriente e o pedido não foi atendido. Hoje em dia, diversos países que integravam a antiga União Soviética e ficam ao leste da Europa participam da Otan. FONTE DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee